Foram entregues 420 kits com duas camisetas brancas curtas, agasalho com calça e jaqueta, além de um blusão de moletom. As fardas devem ser entregues em 2022.
Foto: Portal Educadora
651
Uma solenidade na manhã desta quinta-feira, 11, marcou a entrega dos kits de uniformes aos alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Vinicius de Moraes de Dois Vizinhos. Os 420 alunos da instituição de ensino receberam do Governo do Estado duas camisetas brancas de manga curta, agasalho com jaqueta e calça e um blusão de moletom. As fardas deverão ser entregues em 2022. Autoridades, alunos e pais participaram do evento.
Jean Fábio Bordignon, diretor-geral do colégio, destacou a importância da entrega dos uniformes. “É um ato bastante esperado. Temos que agradecer a todos que estão nos auxiliando diariamente, pois nossa escola está passando por um momento importante, de transformação pedagógica e de estrutura física e os nossos professores e colaboradores estão 100% focados nisso, já obtendo grandes resultados.”
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, Dírsio Ferreira da Silva, exaltou a consolidação do ensino cívico-militar no Estado. “Estamos felizes fazendo a entrega dos uniformes aos estudantes. Destacamos e agradecemos o governador Ratinho Júnior por colocar a educação como prioridade, com inúmeros investimentos e o secretário Renato feder que é um visionário e está buscando tornar nosso estado referência. Também faço menção ao deputado Paulo Litro que, lá atrás, quando se começou a falar das escolas cívico-militar você lutou junto e também interviu para que recebêssemos os uniformes. Essa entrega é mais um passo na consolidação da proposta que já é um sucesso. Nos próximos meses, os alunos devem receber o fardamento completo com a calça, camisa e a boina”, estimou.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) disse que o município sempre luta por uma educação melhor. “Nós, incansavelmente, numa parceria com o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) e com a câmara estamos buscando sempre uma melhor educação. Aqui, inclusive, vamos ter melhorias no ginásio de esportes, queremos fazer uma ligação entre a escola e a quadra e queremos também ajeitar alguns detalhes que já vi aqui para que todos os alunos estejam em um ambiente favorável”, completou.
Carmeli Aparecida Freitas, coordenadora de planejamento e gestão da Secretaria de Estado e Educação (Seed) exaltou a presença dos pais no evento. Ela elogiou a estrutura da escola. “Eu cheguei um pouco mais cedo, conversei com pessoas e conclui que essa escola é bonita por fora. Se morasse aqui, gostaria de trabalhar aqui. Mas ela é bonita por dentro também. Percebi dedicação, esforço e isso que quero que valorizem”, elogiou.
O capitão Mário Emílio Nicolau, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, falou sobre o seu histórico em colégio militar. “Há cerca de 29 anos, eu ingressei no colégio da Polícia Militar em Curitiba. Tive essa honra e nunca mais sai da instituição. Meu avô era policial civil, meu pai militar e eu peço para vocês que todos vocês sintam orgulho e honrem o uniforme que hoje vocês vestem. Aos pais, contem conosco em qualquer situação que vocês perceberem problemas com os alunos. A diferença dessa escola é a hierarquia e disciplina. Quero lembrar também que vocês todos representam o Estado e a Polícia Militar. Lembrem sempre disso”, completou.
Por fim, o deputado Paulo Litro (PSDB) lembrou como foram os trâmites de implantação dos colégios cívicos-militares. “Quero trazer uma retrospectiva de como ocorreu a implantação das escolas. Em 2019, o governador Ratinho Júnior, cumprindo compromisso de campanha, enviou projeto criando esses colégios. O projeto tramitou, teve polêmica, mas é fato que é uma grande conquista para a sociedade paranaense. Com o projeto em andamento, já percebemos a alta procura pelas vagas nas escolas porque eles foram pensados para fazer a transformação. Não menosprezando outros colégios, mas aquela aula a mais que vocês tem, com certeza, vai fazer diferença no currículo. Se sintam privilegiados de estudar aqui. Os kits de uniformes são outro diferencial, um grande investimento do Estado, por isso, pedimos que vocês zelem, cuidem dos seus uniformes”, conclui.
Fonte: Portal Educadora