Foram diversas reuniões para trocas de informações. O objetivo foi conhecer o modelo de educação cooperativa e financeira.
Foto: Assessoria
751
Motivados pelo objetivo de conhecer experiências da Cresol em educação cooperativa e financeira, uso de tecnologias e gestão, uma comitiva da cooperativa Los Andes, do Peru, esteve em Dois Vizinhos na quarta-feira, 17, para visitar a Cresol Pioneira, primeira cooperativa do sistema. Eles conheceram o Centro administrativo, onde conversaram sobre o modelo de negócio, os diferenciais de governança e os projetos desenvolvidos pela cooperativa que impactam diretamente a comunidade. Em seguida, foram levados para as agências de relacionamento do município e duas propriedades atendidas pelo programa de empreendedorismo rural. Ainda aconteceu a assinatura de um acordo de cooperação para implementação do projeto "Educação cooperativa para a inclusão financeira de mulheres e jovens nas cooperativas de crédito peruanas".
“Quando recebemos uma delegação de países vizinhos, mostra que o que constituímos, nos 26 anos, está servindo de referência. Através do nosso sistema, do Cresol Instituto, conseguimos um espaço internacional, inclusive, de administração de convênios e projetos para fortalecer o cooperativismo na América Latina. Hoje, podemos dar suporte e apoio para o Peru e o Equador. São cooperativas de idade e projetos que iniciaram semelhantes a nossa, com foco no rural e agora são de livre admissão. Conseguimos trocar experiência e saímos mais fortalecidos”, destacou Alzemiro Thomé.
Ele falou sobre as características da cooperativa peruana. “Hoje, quando olhamos nossas pequenas propriedades, temos uma média de 20, 25 hectares. Lá, são produtores com 1 hectare. São pequenas propriedades próximas, que participam de um projeto interessante de valorização e fortalecimento das comunidades e da sociedade. Melhor que isso, hoje eles tem um incentivo, mesmo não tendo políticas públicas, aonde promovem um trabalho muito forte com criança e adolescentes. A cooperativa Los Andes, em 20 anos, constituiu um número de pouco mais de 100 mil associados, tendo um volume grande de ativos, semelhante a Cresol Pioneira. Diante disso, vamos criar esse vínculo e, quem sabe um dia, devolver a visita, conhecer as experiências deles”, completa.
“Estamos muito felizes por terem escolhido a Cresol Pioneira. Temos certeza que eles levarão para sua cooperativa muitas experiências e aprendizados colhidos inclusive durante as visitas aos nossos cooperados. Conseguirão entender, na prática, como geramos desenvolvimento nas comunidades e fortalecemos o cooperativismo”, afirmou Geraldo Maziero, presidente da Cresol Pioneira.
Estrutura
Víctor Chati Perez, gerente geral (superintendente) da Cooperativa Los Andes, falou sobre a realidade da cooperativa. “Nós somos uma cooperativa instalada na parte sul do Peru. Fomos fundados por pequenos agricultores que vivem, na sua maioria, em altitudes superiores a 3,5 mil metros e produzem tubérculos, grãos e também criam alguns animais como camelos. Há 20 anos começamos com 100 cooperados. Hoje, estamos chegando a 100 mil sócios. Estávamos em uma pequena comunidade em Los Andes, agora estamos estendidos nossos serviços para seis Estados do Peru e nossa missão é levar os serviços financeiros a esse setor social”, disse.
Ele destacou as semelhanças com a Cresol. “Temos muitos focos parecidos com a Cresol, como, por exemplo, a cooperativa se relaciona com sócios, com o entorno social. Obviamente que estamos aqui para conversar sobre as experiências deles, muita coisa vai ser útil para nós e vai ajudar para fortalecer a cooperativa. Estamos aprendendo com a experiência deles, são abertos, fomos muito bem recebidos, estamos muito agradecidos e queremos que essa relação seja mais consolidada, perdure no tempo. São processos de aliança, de integração, que fortalecem nossa cooperativa”, relatou.
Presenças
Participaram das reuniões o presidente da Cresol Central e Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, além do conselheiro presidente Geraldo Maziero e pelo diretor de negócios Marcelo Ludvichack. Da cooperativa Los Andes, participaram Percy Carbajal Inca, presidente, Víctor Chati Perez, gerente geral, Daniel Bernaola Sanchez, gerente geral adjunto e Fredy Alarcon Contreras, diretor executivo do instituto de formação INCOOP da Cooperativa de Crédito Los Andes, que está localizada em Lima, capital do Peru.
Este projeto foi aprovado pelo Infocos AA no programa FO4LA, construído pela AGRICORD e financiado pelo FIDA e União Europeia. Infocos AA é a filial do Cresol Instituto responsável pelas atividades de cooperação internacional.
Fonte: Portal Educadora