Doação de sangue, no sábado, já está com todas as vagas preenchidas

Ao todo, 50 duovizinhenses vão poder doar sangue aqui no município.

Image
  • 25 de Novembro de 2021
  • Foto: Pixabay

  • 520

Todos os duovizinhenses que fazem a doação de sangue, precisam, de tempos em tempos, se deslocar até o hemonúcleo de Francisco Beltrão. Buscando facilitar esse ato de generosidade, no próximo sábado, 27, será realizada uma campanha de doação de sangue em Dois Vizinhos. A ação foi pensada pelo Núcleo dos Profissionais de Saúde da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), em parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos e o hemonúcleo de Francisco Beltrão.

Durante o último mês, foi feito o cadastro dos interessados e já se atingiu o número máximo de doadores. “A gente vem agradecer a disponibilidade da nossa população que não nos surpreendeu, nós já sabíamos que o duovizinhense tem essa índole de ajudar as pessoas, mas, por outro lado, a capacidade de coleta para o dia 27 de dezembro é de apenas 50 pessoas e, facilmente, atingimos esse número. Quero agradecer todo o pessoal que se prontificou e, infelizmente, todos que se inscreveram para doar não conseguirão fazer a doação.  Eu quero agradecer pela boa intenção e peço para o pessoal manter o nome na lista para que, na sequência, a gente encaminhe para a coleta em Francisco Beltrão. A ação vai acontecer no sábado, vai dar tudo certo e na sequência vamos continuar com as coletas em Beltrão e contamos com a colaboração de todos”, disse Felipe Techy vice-presidente do Núcleo dos Profissionais de Saúde da Acedv/CDL.

No dia de doar...

É importante, para quem for doar, seguir algumas recomendações. “Compareça, neste dia de doação, portando documento com foto, bem alimentado, sem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas antes da doação porque, muitas vezes, precisamos descartar o plasma por excesso de gordura. Também recomendamos que o doador tenha bebido ao menos 500 ml de água, esteja bem hidratado, porque vamos retirar um tecido líquido e ele precisa iniciar a reposição antes da doação. O doador não deve ingerir bebida alcoólica no dia anterior e as pessoas, que são menores de 18 anos (com 16 ou 17 anos), e que gostariam de doar sangue devem comparecer com o responsável legal para que possamos realizar a doação”, explicou Fábio Ebert, diretor do hemonúcleo de Francisco Beltrão. Os doadores passam por uma triagem clínica e hematológica. “É uma porção de coisas que vamos conversando, orientando o doador e o mais importante é a pessoa entender que o sangue não dá em árvore, não se compra em laboratórios, nós necessitamos de um ser humano doando para outro ser humano”, conclui.

Logística

Um carro estará indo e voltando de Beltrão constantemente para levar o sangue ao hemonúcleo. “A cada 90 minutos precisamos enviar o sangue para Beltrão e vamos ter escalas para isso. Não vai demorar mais de uma hora todos os procedimentos. O volume de sangue coletado é entre 405 e 495 ml por pessoa, sendo que homens podem doar sangue quatro vezes no ano e as mulheres três vezes no ano. Em meia hora, a estimativa é que consigamos colher de 8 a 10 pessoas. Antes eles passam pela triagem e depois vão receber um café da manhã”, diz Bruna Bonatto, que é presidente do conselho.

Fonte: Portal Educadora