Vereador vai denunciar precariedade no atendimento dos Correios de DV ao Ministério Público

Filas de espera para atendimento se formam do lado de fora de agência.

Image
  • 25 de Novembro de 2021
  • Foto: Reprodução Facebook.

  • 1596

 

A pandemia tornou a situação ainda mais difícil para quem precisa enviar ou retirar uma correspondência ou encomenda na agência dos Correios de Dois Vizinhos. As reclamações da precariedade dos atendimentos, no entanto, não são recentes: em 2016, aconteceu na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), uma reunião entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e clubes de serviço para cobrar melhorias no serviço devido a limitação do espaço físico e da demora nos atendimentos. Na ocasião, as autoridades locais esperavam receber representantes da supervisão regional de Cascavel, que cancelaram a presença na reunião e não ouviram as reclamações da sociedade duovizinhense.

Longas filas de espera se formam do lado de fora da agência, com sol ou chuva. Em julho de 2021, uma mulher passou mal depois de uma hora aguardando debaixo de sol forte e precisou ser atendida pelo Samu. Após a Rádio Educadora divulgar a notícia, a assessoria da empresa pronunciou-se, justificando a situação pelos protocolos adotados para evitar aglomerações. No mesmo mês, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei que estabelece o tempo máximo de 15 minutos em dias de movimento normal e 20 minutos nos dias de movimento intenso (que são os dias que antecedem feriados ou o primeiro dia útil após feriados). O projeto estabelece que a agência deverá fornecer senhas numéricas que registrem o horário de entrada e do atendimento, além de disponibilizar assentos para atendimentos e para fila de espera suficientes para atender a demanda e, pelo menos, um bebedouro de água e banheiro. Estabelece também o atendimento prioritário para pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, temporária ou definitiva, idosos (com idade igual ou superior a 60 anos), gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

No dia 12 de novembro, o vereador Benini Júnior, encaminhou um ofício para o gerente da agência dos Correios de Dois Vizinhos prestar esclarecimentos para a população na tribuna, durante a sessão da última segunda-feira (22), mas, de acordo com o vereador, o gerente não apareceu e não deu justificativa. “A gente sabe da dificuldade que alguns órgãos, principalmente a agência dos Correios, que disponibiliza atendimento de forma precária, ilegal, inviável para a população. É um atendimento de 30 anos atrás, inclusive, na mesma localidade. Dois Vizinhos deveria ter, no mínimo, duas agências. Temos legislações estadual e municipal que estabelecem um tempo, a forma de atendimento, a estrutura necessária e, com base nisso, nós protocolamos um pedido, um ofício, para que o diretor da agência dos Correios de Dois Vizinhos fosse prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores. Infelizmente, sem justificativa, ele não apareceu. Nós discutimos a ausência dele e, com certeza, vamos tomar algumas providências, falo como representante da população, inclusive, se for possível, até o envio de denúncia junto ao Ministério Público (MP-PR) para que tomem as devidas providências, até porque o MP é o órgão legitimado para que acione algumas tutelas, como elas, meio ambiente, defesa da criança e do adolescente, do idoso e do consumidor para que seja tomada alguma providência. É inadmissível que a gente tenha uma agência sem total acessibilidade. Idosos e pessoas que talvez tenham alguma dificuldade ficam hoje no sol ou na chuva esperando para ser atendido. A gente recebe também muitas reclamações quanto a ausência de entrega de correspondências em diversos bairros da nossa cidade. Sabemos que nós pagamos para que seja um serviço de qualidade. É uma empresa pública, um trabalho que deveria ser prestado com qualidade”, disse o vereador.

Benini Júnior destacou que a pandemia, de fato, prejudicou o atendimento de diversos órgãos e empresas, mas os problemas na agência dos Correios de Dois Vizinhos vêm de anos. “A gente sabe que a pandemia veio, tem justificativas de segurança nesse período, determinações sanitárias, mas o mundo já está andando novamente, existem liberações de espaços atualmente e não dá de justificar, somente culpar o período da pandemia. A gente tem a agência do Correios, lembro quando era criança, há uns 30 anos, que a gente ia na mesma agência, mesmo local, mesmo espaço e o município de Dois Vizinhos teve um crescimento grande da população. A agência dos Correios está na mesma estrutura do que há 30 anos e eu vejo que o município, as autoridades, tem que fazer uma pressão, precisamos buscar a melhoria dos serviços. É um órgão de extrema importância, todos nós utilizamos e precisa ser um serviço de qualidade. O mundo está andando e não podemos aceitar que fique parado no tempo.

O vereador fez disse ainda que irá encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do Paraná, com o apoio dos demais vereadores, para que sejam tomadas medidas quanto a melhoria da estrutura dos Correios em Dois Vizinhos. “Na tribuna me manifestei, a gente está trabalhando em conjunto, temos além de mim, mais 10 vereadores e creio que quanto mais força tivermos para fazer esse pedido ao MP, melhor, para que tenhamos um resultado, até porque uma das funções é legislar, já temos uma lei que o município atribuiu, inclusive, com multas e se isso não está resolvendo, temos que partir para um órgão já dentro de uma, talvez, ação civil pública, que o judiciário possa se envolver com essa situação e isso foge além do trabalho do legislativo. Partimos para essa denúncia para que os órgãos de coação possam obrigar os Correios a prestar um serviço de qualidade”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora