Menos de 50% dos adolescentes foram vacinados até agora.
Imagem Ilustrativa
519
A imunização para os adolescentes teve início, em Dois Vizinhos, no final de setembro. As primeiras imunizações acontecerão para os jovens de 17 anos com comorbidades, deficiência permanente e adolescentes gestantes. Desde o início de novembro, a secretaria de saúde, através da vigilância epidemiológica, disponibiliza vacinas para todos os adolescentes com 12 anos acima. O que ocorre é que, conforme o número estimativo de adolescentes presentes em nosso município, menos de 50% destes foram vacinados, gerando uma preocupação a secretaria de saúde.
“Disponibilizamos equipes para vacinar em dias alternados e em horários no período da manhã e da tarde pensando em ajudar os pais e os adolescentes devido às aulas. Mesmo assim, os baixos índices de procura e imunização nos preocupam muito, pois esta faixa etária é responsável por grande mobilidade social e por carregar uma carga viral muito grande para os familiares, colegas e sociedade”, destacou a Coordenadora da Vigilância Epidemiologica - Grasieli Pedrussi.
Pensando novamente em ajudar os pais e facilitar essa imunização, a secretaria está liberando a vacinação dos adolescentes mediante a apresentação de uma autorização assinada pelos pais ou responsável legal no site da prefeitura (link). “Caso seu filho tenha mais de 12 anos de idade e não tenha vacinado ainda, estaremos atendendo toda terça e quinta, das 9h às 11h da manhã, em todos os postos de saúde da área urbana. Se não for possível acompanhar esse adolescente na aplicação, o mesmo poderá ir sozinho apresentando a autorização assinada”, completa Grasi.
No sábado
No dia 4 de dezembro, uma campanha de vacinação será feita para essa faixa etária nos postos do Santa Luzia, Centro Sul e Centro Norte (Clínica da Mulher) das 8h às 15h, oportunizando a vacina para os que não podem em horário comercial.
Fonte: Assessoria