Ministro Queiroga se compromete a transformar PA em UPA e tornar UTIs definitivas

Ele esteve em Dois Vizinhos e conheceu a estrutura do Pronto Atendimento e do Hospital Pró-Vida.

Image
  • 26 de Novembro de 2021
  • Foto: Alexandre Baggio/Portal Educadora

  • 1363

Na tarde desta sexta-feira, 26, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, esteve em Dois Vizinhos para visita oficial ao Pronto Atendimento Janino Mattos Hablich e ao Hospital Pró-Vida. Na ocasião, foram apresentadas duas demandas: a transformação do PA em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Governo Federal e a ampliação do Pró-Vida para tornar os leitos de UTI definitivos. No seu discurso, Queiroga destacou que vai lutar pelas demandas apresentadas. “Vocês tem meu compromisso e vamos tornar esse sonho realidade”, disse.

Roteiro

O ministro chegou de helicóptero, por volta das 14h30, no Esporte Clube Sete de Setembro. De lá, ele foi para o Pronto Atendimento e foi recepcionado por centenas de pessoas. Ele falou brevemente antes de conhecer o espaço. “A emergência sanitária, em função da Covid-19, mostrou a importância do SUS e é função de todos nós defendê-lo, porque ele é um patrimônio dos 200 milhões dos brasileiros”, disse. Ele exaltou as medidas tomadas pelo Governo Federal para conter a pandemia, como ampliação de leitos de UTI, a compra de medicamentos e oxigênio distribuídos aos Estados e municípios, além da campanha de vacinação. “Já distribuímos mais de 360 milhões de doses de vacina que só tem um dono: o povo do Brasil. São com essas ações que vamos vencer a pandemia. Uma unidade como essa, não pode ficar parada, ela tem que funcionar.”

Em seguida, o ministro conheceu as instalações do Hospital Pró-Vida e também fez uso da palavra. “O lema do presidente Bolsonaro é mais Brasil e menos Brasília (DF). Desde o início da pandemia, defendemos a premissa de enfrentar o problema sanitário, mas cuidar da economia, preservar empregos. Valorizamos a vida desde a sua concepção, a família, a inocência das crianças nas salas de aula e que o Brasil volte a ter compromisso com a dignidade das pessoas. Agora, buscamos preservar o legado da pandemia. Hoje recebo demandas de manter esses leitos de UTI. Isso não acontece de uma hora para a outra, mas contamos com os deputados para conseguir. Deixo meu compromisso de trabalhar junto para fortalecer a unidade”, concluiu.

Lideranças

Queiroga esteve no município acompanhado do deputado Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro no congresso federal, do deputado federal Vermelho (PSD) e do deputado estadual Paulo Litro (PSDB). O diretor geral da Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), Nestor Werner, também acompanhou a comitiva.

A secretária de saúde, Claudete Meurer, exaltou a alegria e satisfação de receber o ministro. “Olhe com carinho para as nossas demandas”, pediu. O deputado Paulo Litro destacou a importância da visita. “É importante que o ministro conheça aqui na ponta o que precisamos. O hospital aumentou muito a demanda depois que o Carlinhos assumiu, por isso, precisamos da sua ajuda.”

O deputado federal Vermelho agradeceu o apoio obtido no decorrer do mandato. “Conseguimos, através do Ministério da Saúde, a liberação respiradores e mais R$ 5 milhões de emendas. A gestão está comprometida com o povo. No momento onde a pandemia estava nos devastando, o senhor já nos atendeu e agora acreditamos que teremos mais porque nosso povo merece”, completou. O diretor geral da Sesa, Nestor Werner, também elogiou o ministro por visitar a região. “O ministro está colocando pé no barro, recendendo nossas demandas, tentando entender os pleitos do nosso Hospital Pró Vida. Aqui temos um legado da pandemia com as UTIs. Foi difícil e, agora, vamos apoiar a ampliação e reforma”, completou.

O deputado Ricardo Barros foi bastante breve em virtude da agenda apertada, entretanto, fez questão de enfatizar o compromisso assumido com Dois Vizinhos. O prefeito Carlinhos Turatto aproveitou para apresentar números do município. “Quando assumimos, pensamos que a pandemia tinha acabado. Ela voltou forte e, num momento de desespero, pedimos apoio aos governos estadual e federal para termos respiradores e monitores. Montamos UTI aqui, atendemos 67 pessoas. Não bastou. Montamos o hospital de campanha em 48h e recebemos 158 pessoas praticamente sem óbito. Dois Vizinhos é a força da microrregião, campeão no agronegócio, tem o maior abatedouro da América Latina, além da área têxtil e informática que são destaques e precisamos muito do apoio do SUS para continuar com esses atendimentos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora