Temporal afeta o abastecimento em cidades do Sudoeste

Serviços da Sanepar dependem do fornecimento de energia elétrica.

Image
  • 29 de Novembro de 2021
  • Imagem Ilustrativa

  • 826

O abastecimento de água de cidades da região Sudoeste do Paraná está comprometido, nesta segunda-feira (29), em razão da falta de energia nas unidades de produção e distribuição de água dos sistemas. A situação é consequência das fortes chuvas ocorridas no domingo (28). As equipes da Copel trabalham para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento da energia.

Estão sem energia e sem previsão de retorno os sistemas de Capanema e Planalto, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Renascença, Bela Vista da Caroba e o distrito de Conciolândia, em Pérola do Oeste. Por esta razão, pode faltar água em todas as regiões das cinco cidades. Ainda não há previsão para retorno da energia. Em Dois Vizinhos a energia já foi restabelecida, porém, em razão do tempo de paralisação na produção de água, pode ocorrer falta de água em todas as regiões da cidade.

Sem energia, sem água

Todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.

Fonte: Assessoria