Unisep vai organizar evento sobre produção de mel com abelhas sem ferrão

Workshop será gratuito e aberto para toda a comunidade.

Image
  • 02 de Dezembro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 745

No próximo sábado, 4, o Centro Universitário Unisep, de Dois Vizinhos, vai promover o 1º WorkShop Sul-Brasileiro de Meliponicultura e 1ª Feira do Mel e derivados. O evento é organizado numa parceria entre os cursos de agronomia e medicina veterinária e traz uma diversificada programação (veja abaixo) com o objetivo de trazer maior conhecimento sobre a atividade e capacitar produtores e futuros produtores.

“Atualmente, a meliponicultura é a criação de abelha sem ferrão e está em grande ascensão, vem ganhando força nos últimos anos e acaba contribuindo com a renda de muitas famílias não só no Sudoeste, mas em todo o Sul do Brasil. Nós temos vários produtores que vão estar expondo seus materiais e produtos na nossa feira, mostrando que a atividade é diferenciada, exige pouco investimento, é interessante porque pode ser viável para pequenas e grandes propriedades. Hoje temos a meliponicultura sendo reproduzida na área urbana, não só no campo. Então esse workshop quer popularizar a atividade mostrando que a produção de mel e seus derivados é acessível e viável”, disse a professora Elouize Xavier, que é uma das organizadoras do workshop.

A programação vai acontecer durante todo o dia. “Vale lembrar que é totalmente gratuito para todos que quiserem participar e todos estão convidados. As palestras começam às 9h com dois profissionais muito qualificados e os minicursos acontecendo no período da tarde. Durante os workshops, teremos a primeira feira do mel e derivados acontecendo. Quem tiver interesse em participar é convidado, teremos exposição de diversas espécies de abelhas sem ferrão que estarão ali para comercialização e demonstração. Teremos produtos também como mel, própolis, ceras, caixas, enxames, atrativos para capturas, iscas, pomadas, hidromel. O bacana do evento é que teremos atividade o dia todo. Quem tiver interesse em participar está convidado. O evento é bem diferenciado, com grande qualidade tanto do workshop quanto da feira de mel e derivados”, completou.

Para a obtenção de mais informações sobre o evento, estão disponíveis os contatos das coordenações de Agronomia (46 3581-5000) e Medicina Veterinária (46 99976-1651).

Programação do evento:

8h - Recepção e Inscrições

9h - Palestras De Abertura

- Ailton Fontana (Novo Horizonte/SP) - Perspectivas da meliponicultura.

- Joel Schmidt (Prudentópolis/PR) - Manejo de colmeias de abelhas sem ferrão.

11h30 - 14h – almoço

14h - 15h - minicursos:

- Elaboração de isca para captura do enxame - Fábio Calegari (Verê) - Meliponário Minotto & Calegari (50 vagas)

- Divisão de enxames de Mandaçaia - Sedenir de Cesare (Dois Vizinhos) - Meliponário de Cezare e Peruzzo (50 vagas)

- Manejo de abelhas sem ferrão – Mandaçaia - Joel Schmidt (Prudentópolis/PR) - Instrutor do Senar-PR e meliponicultor (50 vagas)

- Produção de própolis de abelha sem ferrão - Jéssica Stadniki (Dois Vizinhos) - Farmacêutica e professora no Centro Universitário Unisep (50 vagas)

- Identificação de abelhas - Cleomar Kviatkoski (Sul Brasil - SC) - Meliponário Sul Brasil (50 vagas)

- Legalização e industrialização do mel - Rosângela Estel Ziech (Dois Vizinhos) – Médico Veterinário do Serviço de Inspeção (50 vagas)

- Técnica de produção de mel na isca definitiva de PVC - Ailton Fontana (Novo Horizonte-SP) - pesquisador e meliponicultor (50 vagas)

Fonte: Portal Educadora