Quinta-feira, dia 02 de dezembro de 2021, foi um dia histórico para a região. Prefeitos de 11 municípios que fazem parte do Pró-Caixas se reuniram no Hotel da Foz do Chopim Energética e aceitaram, por unanimidade, receber a concessão do Governo do Estado para administrar o aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. Representantes da Pluma, Ciss S/A, Mocelin, Dez Telecom e Foz do Chopim Energética participaram da reunião e se posicionaram em apoio ao projeto.

Para o diretor da Foz do Chopim Energética, Sergio Cechinel, a decisão vai refletir num futuro de mais desenvolvimento para a região. “É um divisor de águas para o desenvolvimento de toda a região. Na questão do potencial turístico, não conseguimos mensurar o tamanho dessa decisão hoje e o potencial desenvolvimento para a região. Os empresários estão juntos, não vão abandonar o consórcio, que vai se fortalecer, vai abranger novos municípios e o empresariado vai estar o tempo todo do lado. O aeroporto vai ser um divisor de águas para o desenvolvimento, na questão logística da região é extremamente importante. Eu só tenho a agradecer todos os prefeitos, as autoridades, os empresários e agora temos que avançar com essa proposta”, disse.

A Foz do Chopim Energética se comprometeu em ajudar com os custos da manutenção da área. “A Foz do Chopim é muito parceira, temos certeza que outras empresas entrarão na roda porque é intangível os benefícios para o empresariado e sociedade. Os prefeitos estão dando uma resposta positiva para a sociedade em termos de logística e o governo vai olhar com outros olhos a região. Vamos ajudar a desenvolver a região e, com certeza, daqui a 10 anos vamos estar aqui em outro patamar”, explica Cechinel. Outras empresas também se comprometeram em investir no local, como a Ciss e a Pluma.

O vice prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, o Tita (Valdecir Ribas Kurpel), também acredita que a reativação do aeroporto trará desenvolvimento. “A aprovação do consórcio, que abraçou a causa, vai fortalecer nosso município e arredores. É de grande importância para o nosso turismo, para a logística e vai beneficiar todos os municípios. Agora, temos que trabalhar em prol dessa reabertura, todos juntos”.

O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, destacou que o aeroporto fortalecerá o empreendedorismo. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento da região. Dois Vizinhos tem que se tornar um polo e só vamos conseguir isso trabalhando com muitas mãos e com a parceria dos municípios próximos. Os empresários investem na região, geram emprego, renda e com esse aeroporto vão investir ainda mais nos nossos municípios”, disse.

O prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Pró-Caxias, Maxwell Scapini, explicou que a maior preocupação dos prefeitos era de que o aeroporto não onerasse os cofres dos municípios. “Ficamos muito feliz, os empresários se propuseram em ajudar nesse aeroporto, numa política público-privada, porque só os municípios não tem dinheiro e condições para fazer a manutenção do aeroporto. Vimos que os empresários estão unidos e vão fazer com que o aeroporto se torne realidade. Esse aeroporto não vai só desenvolver o Sudoeste do Paraná, mas também vai ajudar no Oeste. Vai trazer novas empresas e fortalecer o turismo, que é uma das fontes mais importantes que temos que trazer para a região”, reforçou.

A aprovação da concessão para os municípios que fazem parte do consórcio ainda depende da aprovação das Câmaras de Vereadores. Depois, o Governo do Estado fará o trâmite burocrático para passar o local ao Pró-Caxias e começará a estruturação do aeroporto, buscando a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Foi aprovado, o consórcio vai assumir, agora cabe aos prefeitor mandar os projetos de lei para as câmaras autorizando que os municípios recebam essa concessão do aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. O Governo do Paraná se posicionou que vai ajudar na questão do acesso, as empresas vão fazer manutenção do aeroporto, mas depois que tiver a concessão o Estado vai ajudar o consórcio para que esse projeto siga adiante”, finalizou Scapini.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias