blog-details
  • 04 Dez 2012

  • Foto: Reprodução Facebook

  • 2584

Faleceu aos 84 anos o médico Dr. Federico Nemésio Cabredo Lizano, fundador do Hospital e Maternidade São Lucas, que é hoje o Hospital Pró-Vida.

Nascido no Peru no dia 18 de julho de 1937, ele veio ao Brasil através de intercambio cultural para estudar na Universidade Federal do Paraná no final dos anos cinquenta, formando-se em 1963. Nesta época, Dois Vizinhos que havia sido emancipada dois anos antes tinha apenas dois médicos, Guajara Gazzalle e Jader Farat. Gazzalle convidou Federico para trabalhar em seu hospital, chegando ao município em 15 de janeiro de 1964. Ele gostou tanto da cidade que resolveu investir na criação do Hospital e Maternidade São Lucas, que em 2004 na gestão do prefeito Lessir Canan Bortoli foi desapropriado pela Prefeitura, criando o que hoje é o Hospital Pró-Vida.

Em 2016, o Conselho regional de Medicina do Paraná, o homenageou com o Diploma de Honra ao Mérito Ético pelos serviços prestados na região.

O médico também foi um dos idealizados da Unimed Francisco Beltrão e fundador e presidente do Lions Club de Dois Vizinhos. Ele deixa a esposa Olides Maria Sandri Cabredo e cinco filhos, Liliane, Márcia, Silvania, Roseane e Rodrigo, além de sete netos. O velório acontece na Capela da Unifas e o sepultamento será as 17 horas no cemitério da Norte.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias