No próximo sábado (11) tem Dia D da vacinação contra o Coronavírus

Doses estarão disponíveis no posto Norte, das 8h às 15h.

Image
  • 08 de Dezembro de 2021
  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

  • 766

No último sábado (04) aconteceu o dia D de vacinação contra o coronavírus em Dois Vizinhos e mais de 600 pessoas, de todos os públicos, receberam doses dos imunizantes.

Diante do grande número de duovizinhenses alcançados, a Secretaria de Saúde programou para o próximo sábado (11) mais um Dia D, acontecendo no posto da Norte (Clinica da Mulher), das 8h às 15h.

Serão aplicadas primeiras doses para adolescentes de 12 a 17 anos, adultos maiores de 18 anos; segunda dose com antecipação de Pfizer e FioCruz até 06/01/2022; terceira dose para todos os indivíduos com mais de 18 anos, cinco meses após a última dose do esquema vacinal primário, dos imunizantes Pfizer, FioCruz e Coronavac.

É preciso levar documento com foto, CPF e RG ou cartão SUS. No caso de menores de idade, é preciso estar acompanhado de um responsável ou levar autorização assinada. “Diante da procura que houve no último sábado, dia 04, a gente ficou bem feliz com o resultado, embora a maioria não foi de adolescentes que era o público que a gente queria atingir, mas houve mais de 600 doses aplicadas, sendo a maioria de segundas doses. Vamos fazer novamente neste sábado, dia 11, das 8h às 15h, no ESF Norte. Vamos reforçar a equipe e eles estarão lá novamente para um Dia D. Serão vacinados todos que precisarem, primeiras, segundas e terceiras doses. A gente só pede para o pessoal da Janssen aguarde, sei que tem bastante procura, porém, a gente recebeu um memorando que haverá o reforço, mas ainda sem previsão de chegada dessas doses aos municípios”, disse Grasieli Pedrussi, diretora do departamento de epidemiologia.

Grasieli destaca que a procura de vacinas por adolescentes está muito baixa em Dois Vizinhos. “A gente tem uma estimativa pelo nosso sistema de 4900 adolescentes de 12 a 17 anos. Destes, vacinamos 2895, que corresponde a 59% do total. Lembrando que isso é uma estimativa, pode ter adolescentes a menos ou a mais como aconteceu na população maior de 18 anos. Então, a procura ainda está pequena entre os adolescentes e a gente espera abranger ao máximo esse público, porque são jovens que vão para escolas, eventos, jogos, entre outros”, explicou.

Também muitas pessoas estão com terceiras doses atrasadas. “A terceira dose (também chamada de reforço) é condicionada a 5 meses da segunda dose. Então, não é todo mundo que vai vir fazer de imediato, conforme for dando o seu tempo, a pessoa vem. Mas a gente espera uma procura maior porque a gente sabe que já tem pessoas que concluíram os 5 meses de espera e ainda não foram tomar sua dose de reforço. Então, fica o apelo para essas pessoas para se vacinarem com terceiras doses”, destacou.

QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (09) também acontecerá vacinação, das 9h às 11h, em todas as unidades de saúde do perímetro urbano com as seguintes imunizações:

Segunda dose com antecipação de Pfizer Fiocruz até 06/01/2022 (exceto adolescentes que já foram aprazados com intervalo de 8 semanas);

Primeira dose acima de 18 anos:

Primeira dose adolescentes acima de 12 anos mediante apresentação da autorização assinada pelo responsável legal.

Fonte: Portal Educadora