UTFPR de Dois Vizinhos passa a oferecer doutorado em zootecnia

Formação é oferecida em parceria com a Unioeste de Marechal Cândido Rondon.

Image
  • 14 de Dezembro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 696

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos agora tem um curso de Doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZO) se fundiu ao programa, de mesmo nome, da Unioeste de Marechal Cândido Rondon e, com isso, passa a ser sediado nas duas instituições de ensino. A oferta de vagas acontece já no início de 2022, nos níveis de mestrado e doutorado acadêmicos. Com isso, a instituição passa a ter a oportunidade de formação de profissionais ainda mais qualificados nas áreas de “Produção e Nutrição Animal” distribuídos em duas linhas de pesquisa: “Nutrição e Produção de Ruminantes e Forragicultura” e “Nutrição e Produção de Não Ruminantes e Aquicultura”, linhas que estão em constante desenvolvimento em nosso país.

Fabiana Costa Maia, coordenadora do programa de pós-graduação em zootecnia da UTFPR de Dois Vizinhos, exalta a conquista. “A UTFPR vem tendo ações inovadoras dentro da cidade e dentro do sistema de ensino superior do Governo Federal, trazendo muitas novidades e o doutorado é uma delas. Nós fizemos uma parceria com a Unioeste de Marechal Cândido Rondon, que já tinha um programa de mestrado e doutorado em zootecnia, e a Capes, que é o órgão que regulariza a pós-graduação no Brasil, aceitou a fusão. Os trabalhos em rede, fusões de programas que são parecidos dentro e fora dos mesmos Estados, vem sendo estimulado nos últimos anos. Vimos um potencial de união dos dois cursos e a UTFPR entrou com toda a documentação com a Unioeste e conseguimos a aprovação, validando esse curso que, a partir do ano que vem, já teremos processo de seleção de novos alunos trazendo para a cidade de dois Vizinhos, para a UTFPR, evolução nesse quadro de pós-graduação”, disse.

Os alunos podem optar em qual cidade vão fazer a formação. “Nós teremos um programa único para o governo, mas em duas sedes. Os alunos poderão se matricular e escolher aonde querem trabalhar de acordo com os seus orientadores. O diploma, a validação, é como se fosse de um programa só, dessa forma, conseguimos utilizar muito melhor as duas estruturas das universidades e Dois Vizinhos tem um destaque nessa fusão que é a questão da fazenda experimental no nosso campus que, no passado, já trouxe, inclusive, experimentos da própria Unioeste para serem realizados aqui”, completa.

Michele Potrich, diretora de pesquisa e pós-graduação, ressalta que oferecer um doutorado é um salto de qualidade para a UTFPR de Dois Vizinhos. “Para nós, realmente, é fenomenal termos o doutorado aqui. É um trabalho árduo, uma comissão que tem se reunido há muito tempo e estamos a poucos passos de oferecer mais um programa de doutorado. Precisamos da Capes, de novas avaliações e de novos programas. Nós temos três programas de pós-graduação no campus, o de agroecossistemas, que tem o curso de mestrado, o de biotecnologia, que tem mestrado e o de zootecnia que agora tem mestrado e doutorado. Estamos trabalhando bastante para trazer novos programas para cá e tenhamos uma linha mais ampla de atuação, pegar outras áreas de conhecimento e potencialmente, mais um doutorado”, conclui.

O edital de matrícula para os interessados deve ser divulgado em breve e terá prazo de um mês de inscrições para os interessados.

Fonte: Portal Educadora