O Ministério da Saúde vai introduzir duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. A vacina injetável contra a poliomielite e a pentavalente
335
O Ministério da Saúde vai introduzir duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. A vacina injetável contra a poliomielite e a pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças. A novidade começa a ser usada em agosto deste ano, após a campanha de junho que segue o calendário padrão. Mas as famosas gotinhas atualmente usadas contra a pólio não vão sair do calendário de vacinação até que a doença seja totalmente erradicada. A dose injetável vai ser aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica os benefícios da vacina injetável.
Com a pentavalente, em uma única dose as crianças serão protegidas contra difteria, tétano, coqueluche, influenza tipo B e hepatite B, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ao todo, vão ser oito milhões de doses da nova vacina, que já começaram a ser compradas pelo governo desde dezembro de 2011.