• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Marcha Mundial das Mulheres fez intervenção artística na delegacia de Dois Vizinhos

Nos últimos meses, foram diversas ações voltadas para a carceragem da 60ª Delegacia Regional de Polícia que recebe apenas detentas.

Image
  • 23 de Dezembro de 2021
  • Foto: Assessoria

  • 732

Recentemente, o braço da região Sudoeste da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) fez uma intervenção artística no solário da carceragem da 60ª Delegacia Regional de Polícia de Dois Vizinhos. A artista Sara Oliveira, de Francisco Beltrão, foi a responsável pela pintura. “Eu fui convidada pela professora Susi, da MMM, para participar da revitalização do solário, que já acontece há alguns meses. Essa foi à terceira ação, a pintura de uma arte e frase simbólica. Para mim, a experiência foi única, indescritível, num lugar que nunca imaginei ter acesso pra esse tipo de intervenção. A ideia do desenho (as asas) e a frase já me foram trazidas pelo coletivo, então só precisei partir de como passar essa simbologia pra parede de uma forma simples e delicada”, disse Sara.

“Nós entramos em contato com a Sara, que é uma jovem artista do movimento Leia Mulheres de Francisco Beltrão. Ela acredita na luta das mulheres, que arte é uma forma de mudar nossas realidades e fez esse trabalho, que durou quase seis horas, gratuitamente, porque a marcha é uma instituição sem CNPJ, agimos pelo movimento das militâncias. Somos muito gratas a Sara”, disse a professora Susana Lourenci.

Várias ações

A professora ressaltou alguns trabalhos que está sendo realizados em Dois Vizinhos. “A Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a cada ano, tem todas as metas em nível mundial, mas também conta com ações locais. A nossa era, exatamente, um trabalho com as mulheres privadas de liberdade. Fizemos vários debates com mulheres que estudaram e tiveram os seus estudos voltados para esse público aqui no Sudoeste e pensamos em quatro ações: a primeira foram os fóruns de debate; a segunda foi recolher material, principalmente de higiene, que era uma necessidade maior na detenção; a terceira ação foi a pintura do solário, que estava muito desgastado com o tempo, já era insalubre e nós pensamos que um espaço bonito para tomar sol era importante. Aí através da artista Sara fizemos aquelas asas, que tem vários significados, dizendo que todo tempo é tempo para mudar as coisas, cada segundo podemos mudar e a última ação foi começar uma biblioteca para que elas possam ler, estudar e, neste primeiro momento, só encaminhamos textos de mulheres feministas. Agora, estamos buscando ampliá-la”, explicou.

Luta segue...

A professora Susana ressaltou que essa é só mais uma ação da MMM. “Estaremos em marcha até que todas as mulheres sejam livres e possam ter a consciência de que é preciso a gente estar andando para que este movimento cresça e as mulheres se libertem de todas as formas de opressão atingidas pelo patriarcado, pela política neoliberal, pela questão de gênero, pela educação sexista imposta pela sociedade”, conclui.

Fonte: Portal Educadora