O deputado estadual, Coronel Lee, tratou o incêndio como criminoso.
Foto: Divulgação
1312
Está cada dia mais preocupante a situação do incêndio ambiental no município de Quedas do Iguaçu. As chamas avançam com voracidade devorando áreas de mata e plantações, ameaçando animais silvestres e moradias. Três bombeiros do 10º Grupamento de Bombeiros (GB) de Francisco Beltrão (Tenente Tavares, Sargento Massiero e a Soldado Correa) se somaram às equipes que estão trabalhando na área. Eles ficam a princípio dois dias atuando no combate às chamas. Se o incêndio não arrefecer, eles retornam e outra equipe será enviada para somar esforços.
Como os locais são extensos e com acesso difícil, aceiros estão sendo feitos para conter o fogo, informou o coronel Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros que está desde segunda-feira na região de Quedas. “As áreas são muito grandes e, infelizmente, muitos foram iniciados de forma criminal, porque analisando tantos focos em tantas comunidades é muito difícil que seja por causa natural, isso não justifica, são locais de difícil acesso”, disse à Catve.
Ainda ontem, em vídeo, o deputado estadual Coronel Lee denunciou que o incêndio ambiental teria sido criminoso. Por enquanto, as autoridades estão empenhadas em apagar as chamas e depois responsabilizar eventuais culpados. “Estamos com nossas equipes aqui empenhadas em Quedas. Ainda teremos que analisar se foi criminoso ou não”, comentou no fim da tarde o capitão Cesar Sebastião da Silva, comandante da Polícia Ambiental para o Oeste e Sudoeste do Paraná. (Com informações da Catve.com).
incêndio ambiental em Capanema
Em Capanema, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e agricultores trabalham há quatro dias para conter um grande incêndio em vegetação que atingiu uma área de mata (reserva legal) na comunidade de Cristo Rei. Sargento de Marco, do Corpo de Bombeiros, disse. em entrevista ao Portal BR 163, que o primeiro chamado foi no dia de Natal. “Fizemos alguns aceiros com máquinas pesadas, mas a gente não consegue segurar o fogo, pois está muito seco e a temperatura muito alta.” A vegetação de mata nativa e o relevo dificultam o combate. Toda comunidade está envolvida com o trabalho.
Reforços de Pato Branco
Uma guarnição formada por bombeiros de Pato Branco reforça a equipe que trabalha no combate ao incêndio em Quedas do Iguaçu. O município do Centro-sul paranaense, distante 80 km de Pato, está entre os três com maior índice de queimadas no País, com 38 focos de registrados na região dos Lagos do Iguaçu nas últimas horas.
Os dados foram disponibilizados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo o Instituto, há mais de 206 focos de queimadas entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu.
A equipe de Pato Branco foi convocada para atender a uma solicitação do comando geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, segundo o Major Dornelas, comandante do Corpo de Bombeiros local. Os militares se deslocaram ontem pela manhã até os pontos de queimadas.
Fonte: Jornal de Beltrão