O objetivo é permitir que os produtores retomem as atividades, minimizando os prejuízos causados pela seca.
373
A Secretaria da Agricultura do Paraná realizou uma reunião técnica para definir ações visando acelerar o processo de vistoria e emissão de laudos técnicos nas áreas que foram prejudicadas pela estiagem no Estado.
O objetivo é permitir que os produtores retomem as atividades, minimizando os prejuízos causados pela seca.
A reunião teve a participação de técnicos da secretaria e da Emater, representantes da Organização das Cooperativas do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, entre outras entidades do setor.
O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, disse que a emissão dos laudos vai permitir a indenização parcial ou total, dependendo de cada situação.
Ortigara reforçou também a atenção do Estado para criar mecanismos que previnam novas perdas aos agricultores.
As vistorias vão ser realizadas após a comunicação das perdas pelos produtores aos agentes financeiros em que realizaram os financiamentos de custeio.
A orientação é que o agricultor fique atento à evolução das perdas. Segundo Francisco Simioni, economista do Departamento de Economia Rural, quando 30% da área estiver comprometida, deve ser feito o comunicado imediatamente a instituição financeira.
O laudo técnico é emitido em até oito dias. A indenização para os produtores amparados pelo Proagro, deve ocorrer em até 15 dias.
No caso dos agricultores familiares, os produtores também estão amparados pelo Seguro da Agricultura Familiar e podem receber até três mil e quinhentos reais como ressarcimento da renda esperada.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, será feito um monitoramento da evolução das ações das vistorias realizadas pelos bancos, para dar rapidez nos processos.