• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Júnior Farinea tem três títulos em três anos de Inter

Duovizinhense assinou o primeiro contrato profissional com o clube gaúcho em fevereiro de 2020.

Image
  • 07 de Janeiro de 2022
  • Foto: Arquivo Pessoal

  • 1988

Na última quinta-feira, 6, durante o Antena Esportiva, na Rádio Educadora AM, o comunicador Altair Celso Zotti entrevistou o jovem duovizinhense Júnior Farinea, de 17 anos, que é atleta do Sport Clube Internacional.

Ele está há três anos no clube, entretanto, o primeiro contrato profissional foi assinado no dia 24 de fevereiro de 2020. “Eu assinei por três anos, até agosto de 2024. Comecei aqui no Galinho e sempre falava para o meu pai que queria fazer testes em clubes de futebol. Um dia ele conseguiu um teste no Juventude, eu fui, passei, mas era muito novo e não tinha lugar para alojar. Acabei no Novo Hamburgo, um clube da região metropolitana de Porto Alegre (RS) e lá eu morava com meu primo. Fiquei dois anos e, depois, acabei contratado pelo Internacional”, relatou.

No começo, a família tinha que manter o jovem longe de casa. “Meus pais me apoiaram bastante no início, agora, passou o tempo, eu consegui evoluir, tenho meu empresário, o Zé Maria (José Maria Neis), que é o mesmo empresário do goleiro Alisson (Liverpool), estou com ele já há uns três anos. No começo foi bem complicado a saudade, mas vai passando o tempo e você vai amadurecendo, mas claro que aperta o coração. Temos que relevar para chegar lá na frente. Precisa ter cabeça boa, não é só talento”.

Júnior atua como primeiro ou segundo volante e ressaltou a dificuldade de trabalhar em um clube grande. “Tem que matar dois, três leões por dia. É preciso muita vontade. Lá só chegam os melhores, sempre tem gente nova fazendo teste, querendo ficar no clube. O mundo do futebol é complicado, mas eu sempre digo que em clube grande só chega quem tem competência. Não tem jogadores sem potencial. A pressão é alta, somos avaliados o tempo todo, então, precisamos estar muito focados durante todo o tempo. Quando jogamos campeonatos, estamos na vitrine, sempre tem muita gente olhando, seja empresários e diretores, então, se você faz algo diferente, pode mudar toda tua trajetória”, destacou.

 

Três títulos

Em três anos de clube, Júnior já é bicampeão Gaúcho. “Eu tenho três títulos com o Inter em três anos de clube. Sou bicampeão gaúcho, conseguimos também o título no ABG Prime, que é um campeonato com equipes do Sul. Já joguei dois campeonatos brasileiros sub17, já fui jogar na Espanha, na Inglaterra, onde atuamos contra Manchester City, Chelsea, uma experiência bem legal e a perspectiva é chegar no profissional do Inter, despontar no futebol brasileiro e mundial”, estima.

 

Lesão o tirou da Copinha

Júnior teve um problema no tornozelo que impossibilitou a participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição sub20 do Brasil. “Eu estava jogando pela equipe sub20, mas fiquei dois meses parado. Voltei a tempo das finais do Gauchão, joguei os dois jogos, mas com alguns desconfortos ainda e devido a isso o clube optou em não me levar para essa Copinha”, lamentou.

 

Futuro

Júnior vai para o primeiro ano dentro do sub20 e se reapresenta ao clube em fevereiro. “Agora é meu primeiro ano de sub20. A reapresentação é no dia 8 de fevereiro para começar os trabalhos do ano. Começamos jogando a Libertadores, que é inédita para o Colorado, ainda não foi divulgada a lista dos atletas, mas provavelmente todos que compõe o grupo vão estar inscritos”, diz. Dentre as experiências marcantes, Júnior já treinou com alguns profissionais do Inter. “Já tive oportunidade de treinar com Edenilson, com o D’Alessandro, ele é muito gente boa, joga muita bola, bate na bola como ninguém, é impressionante. Agora, tenho que continuar trabalhando muito para poder dar orgulho para nossa cidade, é um enorme prazer representar Dois Vizinhos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora