Os duovizinhenses podem procurar o Ambulatório de Saúde Mental em Dois Vizinhos na Travessa Juvêncio Piana.
Foto: Assessoria
796
Chegando a sua nona edição em 2022, a campanha ‘Janeiro Branco’ busca fazer um alerta para as pessoas dar a devida atenção aos cuidados da saúde mental. Neste ano, principalmente, onde vivemos uma crise sanitária prolongada, os problemas estão cada vez mais comuns e difundidos em todas as esferas da sociedade. Em Dois Vizinhos, o Ambulatório de Saúde Mental é o caminho para quem precisa de ajuda.
A psicóloga Camila Montegutti, que atua no ambulatório, destaca que diversos estudos destacam a urgente a criação de uma cultura de saúde mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam. Ela ressaltou que cidadãos comuns, autoridades e instituições sociais devem desenvolver estratégias, públicas e privadas, para proteger, fortalecer e promover a saúde mental das pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu os serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses serviços. Além disso, uma pesquisa do Instituto FSB Pesquisa apurou que 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional piorou ou piorou muito durante a pandemia. “Esses dados nos levam a pensar o quão é importante o serviço do Ambulatório de Saúde Mental do Município que atende casos de baixo é médio risco, prevenindo que a situação evolua para alto risco”, disse a psicóloga.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) ressalta a importância da unidade, que foi instalada em 2021. “Oferecemos um atendimento de qualidade da saúde de nossa gente, em todas as especialidades, é política pública que se impõe como imprescindível e prioritária”, conclui.
O ambulatório está instalado na Travessa Juvêncio Piana, 272 (próximo a Av. Rio Grande do Sul) e atende das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria