blog-details
  • 07 Jan 2022

  • Foto: Portal Educadora

  • 4023

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) convocou uma reunião de emergência, na tarde desta sexta-feira, 7, para comunicar o cancelamento de eventos em Dois Vizinhos a partir desta sexta-feira (07), inclusive proibindo as festividades de Carnaval. Participaram da conversa a secretária de saúde, Claudete Meurer, representantes do Hospital Pró-Vida, secretário e representantes da sociedade.  A atitude foi tomada em virtude do aumento dos casos de coronavírus no município e na região Sudoeste. O carnaval de Dois Vizinhos é o maior da região e costuma reunir milhares de foliões de diversas localidades.

Através do decreto 17872/2022 fica cancelado o carnaval em Dois Vizinhos. O documento também proíbe a realização de quaisquer eventos, públicos ou privados, em espaços abertos ou fechado em todo o período de carnaval 2022 (tais como bailes de pré-carnaval e carnaval, blocos e agremiações). Também está proibida a realização de carnavais de rua, festas em repúblicas, sítios e eventos privados que possam gerar aglomerações. O decreto destaca que a fiscalização será intensificada no período.

Entre 8 de janeiro e 24 de fevereiro, todos os eventos públicos e privados deverão ser realizados observando a regra de ocupação e capacidade de 50%. O descumprimento do disposto acarretará as penalidades previstas em decretos municipais vigentes, bem como sujeitará o infrator às sanções penais.

Pronunciamentos

Claudete Meurer, secretária de saúde, falou sobre a decisão. “A coordenação se reuniu para discutir os assuntos que nos preocupam nessa semana, que é o aumento considerável do covid, da H3N2, enfim, estamos tentando fazer os monitoramentos, bloqueios, mas está difícil conscientizar a população que precisa se cuidar. Passamos agora na avenida para chegar aqui e todas as lojas, o pessoal na rua, todos sem máscara. Ninguém está nem aí. Dentro disso, a partir da próxima semana, é novamente a fiscalização e orientação do uso de máscara, álcool em gel e proteção sanitária que estamos falando há dois anos”, disse.

Maurício Ferraz, diretor do Hospital Pró-Vida, ressaltou que a casa de saúde está com todas as visitas canceladas desde a quinta-feira, 6. “O fluxo está andando normalmente, já separamos quem chega com síndrome gripal e não está saturado. Temos profissionais afastados já por ter contraído o vírus e acredito que a melhor hora para tomar decisões é agora. As cirurgias eletivas seguem mantidas por enquanto”, tranquilizou.

Carlinhos Turatto destacou que a decisão foi tomada em conjunto com diversas entidades. “Nós estamos num dilema. No Paraná todo, Morretes, Antonina, Guaratuba, estão cancelando todos os eventos relacionados ao Carnaval. Vocês não sabem, isso eu falo com tristeza, mas colocamos para enfrentar a pandemia naquele período mais difícil, mais de R$ 2 milhões. Montamos Hospital de Campanha, ampliamos hospital, focamos muito nisso durante todo o primeiro ano do mandato. O que acontece agora? Estamos tendo quatro ou cinco locais que as pessoas estão se aglomerando e fazendo grandes festas pra mais de 1 mil pessoas. Isso está assustando”, disse o prefeito. “Estamos buscando ampliar oz espaços porque eu não quero correr o risco. Se precisar gastar tudo o que temos em caixa para atender nossa gente, nós vamos gastar, agora, eu não posso ser omisso e irresponsável referente ao carnaval”, disse o prefeito.

O prefeito ressaltou que serão mantidos os atendimentos de especialidades, vai se ampliar o número de médicos no Pronto Atendimento, manter as farmácias abertas em período estendido oferecendo medicamentos para atender a população nesse período. Todos os postos de saúde estão funcionando normalmente nesse período para atender a população. “Pensamos, para desafogar o atendimento, todos que chegam no Pró-Vida ou PA, vai ser feito o teste rápido de antígeno e, se der negativo, vamos marcar o RT-PCR. Vamos testar 100% de quem chegar nas unidades, PA ou Pró-Vida”, explicou.

Diego Borsatti, secretário geral de governo, destacou que a prefeitura sempre buscou conciliar ações para que a economia e a saúde andassem juntas, entretanto, o carnaval em Dois Vizinhos é referência em toda a região e reuniria pessoas de diversas localidades, optando-se, então, pelo cancelamento das festas no período. “Se salvarmos uma única vida já vale a pena. Vimos nas praias, neste fim de ano, que a reunião de pessoas de todos os cantos está gerando diversos problemas e lotando hospitais”, completa.

Casos

Foi confirmado, nesta sexta-feira, 7, mais um caso combinado de H3N2 e Coronavírus no município. Além disso, foram mais 22 casos positivos em 24h. “Desde segunda-feira, estamos vendo aumento de casos diariamente, temos profissionais de saúde positivando, já estamos ficando desfalcados de profissionais e queremos que odos os profissionais voltem a se cuidar para conter a doença. Ontem, 6, testamos 150 pessoas e detectou 19 positivos. A maioria dos 22 positivos de hoje são dos testes nas unidades”, acrescenta a secretária.

Vacinação intensificada

A vacinação contra o covid-19 também será descentralizada na próxima semana, já que a movimentação nos postos está intensa nos últimos dias. “A partir de segunda vai ter vacina todos os dias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h no Pronto Atendimento lá atrás, entrando pelo estacionamento (entra perto da emergência, vacina e sai pelo outro lado). Serão todas as doses, primeira, segunda, reforço e também vamos disponibilizar vacina de Influenza para quem puder vacinar. Temos bastantes doses guardadas que sobraram da campanha”, conclui Claudete.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias