Objetivo também é dar visibilidade para atuação das mulheres como trabalhadoras rurais.
Foto: Assessoria
446
O projeto de extensão “Mulheres na Agro: enfrentamentos e vitórias das últimas décadas & limitações atuais”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos (UTFPR-DV), está sendo realizado com o objetivo de promover um conjunto de ações com as quais espera-se dar visibilidade a atuação da mulher no setor agropecuário, aprimorar a qualidade de vida e motivar as mulheres a permanecerem neste setor, mostrando sua importância social, política, econômica, instigando o empoderamento para enfrentar dificuldades principalmente culturais em termos de desigualdade de gênero e, quem sabe, semear ideias de planejamento, inovação e empreendedorismo em suas propriedades.
Dentro do projeto, são realizadas diversas lives, reuniões, mesas de debate, rodas de conversa que podem ser acompanhadas em um perfil no Instagram, um canal no YouTube e um blog. Com estas ações, busca-se proporcionar que muitas mulheres do meio rural de Dois Vizinhos e seu entorno participem destas ações, assim como, as alunas dos cursos de das ciências agrárias da UTFPR-DV. A ideia geral deste trabalho vem de encontro com o programa UTFPR-Mulher, uma iniciativa institucional que promove mentoria e empoderamento das mulheres na instituição de ensino, buscando romper barreiras culturais.
O projeto teve seu início em setembro de 2020 e, desde lá, é coordenado pela proponente professora Dra. Adriana Sbardelotto Di Domenico, docente desta instituição desde 2008, filha de agricultores, licenciada em Matemática, mestre em Modelagem Matemática e doutora em Engenharia Agrícola. Participam do grupo acadêmicas dos cursos de agronomia, engenharia florestal e zootecnia.
A origem do projeto está alicerçada na luta das mulheres pelo reconhecimento social, valorização do trabalho e igualdade de gênero, já que, por muitos anos, a mulher do setor agropecuário cumpriu papéis subordinados ao homem sendo a elas eram atribuídos os trabalhos domésticos e o cuidado com os filhos e seu papel no meio rural era visto como apenas ajudantes. Diante disso, esta proposta de extensão tem como meta fortalecer a importância da participação da mulher no setor agropecuário e dar visibilidade para a atuação da mesma como trabalhadora rural. Com algumas pesquisas realizadas desde o surgimento do projeto constatou-se que as mulheres do meio rural já obtiveram muitos ganhos em termos de direitos e equidade nas relações de trabalho, apesar das limitações que ainda possam ter.
O projeto possui um blog https://www.mulheresnaagro.com.br/ e um perfil no Instagram: @mulheres_nagro estes canais tem por objetivo divulgar e dar visibilidade a atuação das mulheres na agro. Você está sendo convidado a nos seguir, assim poderá acompanhar e ficar por dentro das ações deste projeto. Dúvidas e ou curiosidades também podem encaminhadas pelo e-mail: mulheresnaagro@gmail.com.
Fonte: Assessoria