• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Duovizinhense perdeu quase R$ 12 mil no 'Golpe dos Stories'; saiba como se prevenir

Os bandidos conseguem roubar o perfil do Instagram e colocam o anúncio de venda de vários produtos nos stories com preços atrativos.

Image
  • 14 de Janeiro de 2022
  • Foto: Reprodução Instagram

  • 2234

Nas últimas semanas, diversos perfis de duovizinhenses no Instagram foram roubados e utilizados no ‘Golpe dos Stories’. Como acontece? Os bandidos, tendo posse do perfil de pessoas conhecidas na sociedade, fazem publicações de classificados com preços muito atrativos. Nas publicações, os bandidos ainda citam que estão divulgando produtos para algum amigo ou parente que está de mudança e precisa comercializar os eletrodomésticos rapidamente. Por serem pessoas de credibilidade, muitos entram em contato para saber sobre os produtos. Aí os bandidos comentam que a procura está muito grande e que a reserva acontece, somente, mediante a pagamento via PIX. Recentemente, somente uma pessoa perdeu quase R$ 12 mil ao ‘comprar’ os produtos oferecidos no desapego.

A dica para não cair em golpes como esse é sempre, antes de fazer qualquer compra pela internet, ver os produtos pessoalmente. Normalmente, nesses casos, os bandidos fazem de tudo para que a pessoa não tenha acesso aos eletrodomésticos antes de enviar o dinheiro. Eles inventam diversas desculpas e forçam a pessoa a enviar o PIX. Além disso, desconfie, sempre, de preços muito atrativos e abaixo do valor de mercado.

Para não ter seu Instagram clonado, o cuidado deve ser grande com os links enviados via mensagem SMS, WhatsApp ou ‘direct’: muitas vezes, os bandidos, de posse do perfil de algum conhecido, iniciam conversas dizendo que, por exemplo, compraram um curso on-line e estão tendo dificuldades de acesso ou precisam recuperar a conta de alguma rede social e, para isso, vão te enviar um link via SMS para que você o ajude. Nesse momento, ao clicar no link, você já tem o seu perfil clonado. Para tanto, não clique em quaisquer tipos de link que geram alguma desconfiança.

Fonte: Portal Educadora