A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos informa que os testes rápidos para pacientes com sintomas de Covid-19 estão sendo feitos em todos os postos de saúde do município.  

Nos últimos dias, com o aumento de casos positivados e de pessoas com sintomas gripais, a secretaria optou por descentralizar os testes antígenos para não gerar grande demanda no Pronto Atendimento que está sendo recomendado em casos graves ou encaminhamentos.

O teste de antígeno é realizado com amostras de coleta nasal e é recomendado a ser feito, de preferência, a partir do primeiro dia de sintoma até o sétimo dia. É um exame rápido, que ao invés de detectar o material genético do vírus, como no RT-PCR, identifica as proteínas do Sars-CoV-2. Os pacientes devem passar por avaliação de profissional de saúde antes e, se houver indicação, serão encaminhados para testagem na própria unidade. Os resultados saem em aproximadamente 15 minutos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os postos contam com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, agente comunitário de saúde, agente comunitário de endemias, recepcionista e servente, e na sua maioria contam também com farmácia, onde os pacientes já saem com os remédios em mãos. “O município conta hoje com 11 Postos de Saúde, sendo que ainda neste ano está prevista a abertura de mais 3 novas unidades, nos Bairros: São Francisco de Assis, Margarida Galvan e Concórdia. Ao apresentar qualquer sintoma, a nossa orientação é que o primeiro atendimento seja feito no posto de saúde mais próximo da sua casa. Somente após esse atendimento, se necessário, o profissional irá transferir o paciente para o Pronto Atendimento ou para um especialista”, destacou a Secretária de Saúde Claudete Meurer.

Já a vacinação tanto da COVID-19 (qualquer dose), quanto a da Gripe – Influenza, está acontecendo somente no Pronto Atendimento, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 – acesso pela lateral.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias