O município de Dois Vizinhos constatou aumento no índice de focos do mosquito Aedes Aegypti, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a diretora do Setor de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Winharski, o índice passou de 2.0 para 3.2, sendo que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%.

Nos primeiros dias de 2022 já foram 05 notificações – (casos com suspeita), porém nenhum caso confirmado da doença.

Maria Luiza Winharski lembra ainda que o município tem realizado inúmeras ações de orientação e prevenção em relação a possibilidade de uma nova epidemia de dengue, como arrastões de limpeza, campanha de conscientização, trabalho nas escolas, dentre outros. A diretora ainda reforça que o cuidado deve ser diário.

A coordenadora de Endemias, Fatima da Rosa, pede também que a população continue vigilante, destruindo os locais que servem para proliferação do mosquito, como pequenos reservatórios, vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, caixas cisternas entre outros.

O mosquito Aedes Aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado. Altas temperaturas e chuvas constantes são propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite além da dengue, zika e chikungunya.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias