blog-details
  • 18 Jan 2022

  • Foto: Reprodução Facebook Carlos Negoandre Massignan.

  • 986

As fezes de pombos na Praça Ary Jaime Muller se tonaram um problema para a Prefeitura de Dois Vizinhos. Moradores e frequentadores do local têm reclamado da sujeira que, inclusive, traz risco sanitário. Não é por falta de limpeza, já que isso é feito frequentemente. O problema é o grande volume de pássaros que se concentram nas árvores da praça.

Algumas medidas foram adotadas, sem sucesso, como parelhos sonoros e pasta repelente, mas outras alternativas serão realizadas para ao menos reduzir o número de aves no local. “No início o ano compramos aparelhos sonoros para instalar e espantar as plantas. Depois foi uma pasta que passa nas arvores e com o cheiro espantasse, mas não funcionou. Fizemos um contato com a UTFPR, a qual vem fazendo parcerias importantes com o município e eles sugeriram que a gente pendurasse objetos nas árvores para que as pombas se assustassem. Agora, na sexta-feira, nós temos uma reunião com uma empresa que fará a captura das pombas. Essa empresa vai fazer um trabalho intermitente durante o ano, fazendo a captura e remoção. Elas não são abatidas, são soltas em outro lugar. Isso não vai extinguir o problema, mas com toda certeza irá amenizar muito”, explicou o secretário geral de Governo, Diego Borsatti, durante o programa Sete e Meia da Rádio Educadora desta terça-feira (18).

Os pombos são transmissores de doenças graves respiratórias; neurológicas e gastrointestinais como: Ornitose e Histoplasmose (infecção pulmonar); Criptococose (inflamação no cérebro); e Salmonelose (infecção intestinal).

Depois de secas, as vezes tornam-se difíceis de serem removidas do chão, bancos, brinquedos e monumentos da praça. Sobre as fezes crescem fungos e bactérias, que atingem as pessoas pela via respiratória, podendo causar infecções intestinais e pulmonares. Além disso, o ácido úrico que contêm pode correr os monumentos e brinquedos, gerando custos de manutenção.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias