A Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos retoma as atividades na próxima segunda-feira, dia 24, com uma programação de reuniões planejamento. As serventes, diretoras e coordenadoras também voltam ao trabalho no mesmo dia para organização interna nas escolas.

A partir do dia 02 de fevereiro, os professores vão iniciar a formação continuada, como explica a secretária de Educação Cultura e Esportes, Silvada Dal Molin. “Haverá uma programação de formação continuada envolvendo todos os professores acontecendo no dia 02 com palestra motivacional direcionada a todos os professores da rede municipal na parte da manhã e à tarde eles estarão nas escolas. Já os demais servidores também terão uma palestra motivacional no período da tarde envolvendo serviços gerais, motoristas, administrativo, entre outros, acontecendo no Centro Cultural”, disse.

“No dia 03 de fevereiro, temos uma programação de planejamento dividido por escola devido a grande demanda de professores e de disciplinas. Então, vai começar pelas escolas João Paulo, Presidente Vargas, Carrossel e 28 de novembro, divido por disciplina e por turma para que todos os professores consigam acompanhar e planejar da melhor forma possível o ano de 2022”, explicou Silvana Dal Molin, secretária de Educação, Cultura e Esportes.

Neste ano, as apostilas do Aprende Brasil também serão utilizadas por alunos dos 4º e 5º anos. “No dia 04 de fevereiro, teremos  formação para os professores dos 4º e 5º anos que são palestras que conseguimos através da parceria com o Aprende Brasil, do Grupo Positivo, que inclui o pacote de material impresso e a formação continuada. Pela manhã, no Centro Cultural, teremos uma palestra para a implantação do material para os 4º e 5º anos. O material do Aprende Brasil será ampliado neste ano para atender do Pré 1 até o 5º ano. A tarde teremos uma formação para os professores do ensino fundamental com o tema ‘Participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento – aprendizagem significativa nos anos iniciais’, também ministrada pelo Aprende Brasil. Num terceiro momento, haverá outra palestra com o tema ‘Habilidades essenciais para a educação infantil relacionadas ao uso da linguagem no desenvolvimento infantil’ na ACEDV/CDL”, disse.

INICIO DO ANO LETIVO

No dia 07 de fevereiro, iniciará o ano letivo de maneira presencial para todos os alunos da rede municipal. “Apesar das incertezas que temos ainda com relação a Covid-19, com aumento dos casos, estamos acompanhando que na microrregião todos os municípios pretendem voltar de forma presencial e Dois Vizinhos seguirá na mesma linha, então ensino fundamental volta integralmente de forma presencial e o ensino infantil de 0 a 03 anos, vamos discutir com a equipe e informaremos até o dia 07 se a retomada será de forma parcial ou integral”, explicou a secretária.

Silvana deixou um recado para toda a comunidade escolar. “Feliz ano novo para todos e um bom retorno. Que 2022 seja um ano tão produtivo quanto foi 2021. Que a gente possa caminhar na mesma direção que já estávamos caminhando para que a Educação do município flua e que os nossos alunos tenham o sucesso que merecem ter em sua formação. Obrigado a todos os professores, alunos e todas as equipes que fazem parte das escolas municipais de Dois Vizinhos”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias