Estado abre oito leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 e H3N2 em Dois Vizinhos

Estado abriu 310 leitos, sendo oito no Hospital Pró-Vida.

Image
  • 25 de Janeiro de 2022
  • Imagem ilustrativa.

  • 843

Portal Educadora - O Governo do Estado anunciou que já reativou 310 leitos para atendimento preferencial à Covid-19 e H3N2 desde sábado (22). São 210 enfermarias e 100 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Agora, o Paraná possui 599 UTIs e 806 enfermarias.

Destes, oito leitos de enfermaria foram abertos no Hospital Pró-Vida em Dois Vizinhos. “Devido ao aumento de casos e internamentos por Covid, a 8ª Regional de Saúde decidiu aumentar o número de leitos de retaguarda para pacientes acometidos pelo vírus. Como a gente já disponibilizava estes oito leitos no ano passado, eles agora foram reabertos no Hospital Pró-Vida para ajudar a anteder pacientes da 8ª Regional. Todos os pacientes da região que necessitarem de internamento por Covid, que não seja UTI, serão transferidos para cá. Somente de pacientes de Dois Vizinhos positivados, nós temos três pacientes de Dois Vizinhos internados no Hospital Pró-Vida e mais um na UTI em Chopinzinho, totalizando quatro internamentos”, destacou Claudete Meurer, secretária de Sáude.

ESTADO

AEN - Os demais leitos foram distribuídos da seguinte forma:  Apucarana (29 enfermarias), Bandeirantes (20 enfermarias), Cascavel (20 UTIs e 28 enfermarias), Cornélio Procópio (11 enfermarias), Foz do Iguaçu (60 UTIs e 67 enfermarias), Guaraniaçu (16 enfermarias), Maringá (10 enfermarias), Nova Aurora (10 UTIs e 10 enfermarias), Palotina (10 UTIs) e Ponta Grossa (11 enfermarias).

“Com o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 e Influenza no Estado, precisamos deixar mais leitos à disposição para continuar garantindo que nenhum paciente fique desassistido”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já havia anunciado a reabertura de leitos devido à predominância da variante Ômicron e a epidemia de Influenza H3N2.

Desde o início deste ano, 554 leitos já foram reativados, sendo 167 UTIs e 387 enfermarias. A previsão é que pelo menos mais 205 leitos clínicos retomem o atendimento ainda neste mês.

“Mais do que disponibilidade de leitos, precisamos contar com a colaboração das pessoas em continuarem se vacinando, seja com a segunda dose ou dose de reforço, além do uso de máscaras e cuidados não farmacológicos”, ressaltou Beto Preto.