• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Beto Richa faz balanço das ações do primeiro ano de governo

Um dos principais temas abordados pela imprensa foi a segurança pública, que segundo as pesquisas é a maior preocupação dos paranaenses

Image
  • 23 de Janeiro de 2012
  • 335

O governador Beto Richa concedeu na semana passada uma série de entrevistas para emissoras estaduais de televisão e rádio para falar sobre ações realizadas no primeiro ano de gestão e projetos para 2012.

Um dos principais temas abordados pela imprensa foi a segurança pública, que segundo as pesquisas é a maior preocupação dos paranaenses.

Ao avaliar a situação, o governador disse que a falta de investimentos nos últimos anos gerou índices de violência muito altos. Para alterar o quadro, o governador lembrou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê a contratação de 10.200 policiais civis e militares e bombeiros, além da instalação de módulos policiais, 95 delegacias, aquisição de viaturas, e a instalação de unidades pacificadoras, as chamadas UPS, Unidades do Paraná Seguro.

Segundo o governador, o orçamento da segurança para este ano passa de dois bilhões de reais.

O governador também ressaltou a prioridade que será dada para as áreas de Educação e Saúde, neste ano. Beto afirmou que a saúde terá um acréscimo de 340 milhões no orçamento, o que dará para cumprir a Emenda 29 sem precisar aumentar impostos. Também foram iniciados os processos de contratação de pessoal e reestruturação da rede hospitalar estadual.

Para a educação, o governador destacou os grandes avanços do Governo no ano de 2011, como o caso resolvido dos 35 mil professores que cursaram a Vizivali e aguardavam os diplomas, e o aumento de recursos para transporte escolar para os municípios, que passou de 27 milhões para 58 milhões de reais.

Beto afirmou que a área terá a atenção total do governo em 2012.

Outro tema debatido com jornalistas foi o retorno do processo de industrialização do Paraná, que em um ano já atraiu nove bilhões de reais em investimentos, que vão gerar 50 mil empregos diretos e indiretos no Estado.

Beto disse que a criação do programa de incentivos Paraná Competitivo foi fundamental para a atração de empresas. Ele também enfatizou os projetos para a infraestrutura, como o programa de obras liberado no mês passado que vai melhorar quase toda a malha rodoviária estadual.

O investimento é de 700 milhões de reais. Contudo, o governador Beto Richa destacou mais uma vez que a força do Governo Estadual é o diálogo.

Ele exemplificou o caso dos policiais que estão sobrecarregados pela falta de estrutura e pedem subsídios para a classe. Beto disse que está dialogando com as partes e afirmou que o Governo avança com responsabilidade para não comprometer as finanças do Estado.