Aulas, nos Colégios Estaduais, retornam no dia 7 de fevereiro de forma presencial

Início do ano letivo será no modelo presencial. Primeiro ano do ensino médio já terá nova grade curricular.

Image
  • 26 de Janeiro de 2022
  • Foto: Reprodução Facebook.

  • 1124

No próximo dia 7 de fevereiro, serão retomadas, de forma presencial, as aulas nas escolas e colégios estaduais. Os professores, segundo Dírsio Ferreira da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, iniciam a capacitação já na próxima semana. “Está mantido o início das aulas para o dia 7 de fevereiro de forma presencial em todas as escolas estaduais. No dia 3 e 4 de fevereiro, os professores estarão nas suas escolas planejando, fazendo cursos, sendo orientados com relação ao novo Ensino Médio”, disse.

Dírsio ressaltou que o retorno nas escolas é pensado para diminuir a defasagem que os alunos tiveram pelo período de aulas on-line na pandemia. “Queremos o aluno na sala de aula, não só por índices, mas porque se ele está ali, está aprendendo. Em casa, ele deixa de aprender. Os professores já comentaram comigo que os alunos voltaram com déficits de aprendizagem porque ficamos quase que dois anos com aulas à distância. Por isso, agora, vamos intensificar o Projeto Mais Aprendizagem (PMA) onde o aluno que tem dificuldade de interpretação, por exemplo, vai ser colocado no contraturno para trabalhar essa especificidade. Ele pode ficar 30, 40, 60 dias no projeto para sanar a dificuldade”, completou.

Novo Ensino Médio

Dirsio destacou as mudanças na grade curricular do novo Ensino Médio já para os alunos do 1º ano. “O antigo ensino médio não estava funcionando bem. Os alunos, não temos um percentual certo, mas cerca de 40% não terminavam e, quando terminavam, um grande percentual saia sem conhecimento básico, por isso, vamos ter essa revolução em nível nacional. O novo Ensino Médio deve ter 1 mil horas aulas e não mais 800 horas em 200 dias letivos. Como vai funcionar? Os alunos do primeiro ano passam a ter seis aulas por dia já em 2022. Os outros anos continuam com cinco aulas diárias. Ele começa às 7h15 e fica até 12h20, 12h30”, explicou Dírsio.

A dúvida dos pais é como vai funcionar o transporte escolar para esses alunos que vão permanecer mais tempo na escola. “Estamos dialogando com os prefeitos sobre a possibilidade de uma linha extra para levar esses alunos do primeiro ano para casa. Esse valor será repassado pelo Estado, sem ônus para o município. Em algumas escolas, estamos fazendo essas cinco aulas a mais em um único dia, no contraturno. Isso depende da estrutura da escola, se tem salas de aulas vagas para atender os alunos ou não.

Componente curricular

Os alunos do primeiro ano passam a ter três novas matérias no currículo. “Quando falarmos de componente curricular estamos falando das disciplinas. Temos arte, educação física, língua inglesa, português, filosofia, geografia, história, sociologia, matemática, física, química e biologia que são áreas de conhecimento obrigatórias e vamos ter os três novos componentes. Quais são? Projeto de vida, duas vezes por semana, educação financeira, duas aulas por semana e pensamento computacional com duas aulas por semana”, conclui Dírsio.

Fonte: Portal Educadora