Muitos animais estão fazendo ninhos nas árvores da praça, o que está gerando muita sujeira.
Foto: Assessoria
1135
Na tarde de segunda-feira, 25, o prefeito em exercício, Nery Maria (PSDB), juntamente com o chefe de gabinete Bruno Lima e o secretário geral de governo Diego Borsatti, receberam, no gabinete, Everton Lozano, diretor da UTFPR de Dois Vizinhos. O objetivo da conversa foi tratar de vários assuntos, sendo um deles, o problema da super população de pombos na Praça Ary Muller de Dois Vizinhos. O assunto tem gerado muitas reclamações e gera preocupação da administração que solicitou o apoio da universidade para fazer o controle dos animais.
Conforme o diretor da instituição, pelos históricos apresentados em várias cidades que apresentaram problemas semelhantes, livrar-se desses animais é trabalhoso. Ele ressaltou que não existem remédios ou produtos químicos que possam dispersar as aves. Everton colocou a instituição à disposição par ajudar, da forma que for possível e legal, buscando as alternativas para o equilíbrio deste problema, pois a instituição conta com um zoólogo habilitado na execução e elaboração de projetos, mesmo ele não sendo especialista em aves silvestres.
Uma das opções levantadas, para buscar uma solução ao problema é a possibilidade de instalação de sombrites junto às árvores na praça, que de certa forma servirão como barreiras físicas ao acesso das aves para fazer seus ninhos e se reproduzirem.
A administração está realizando a limpeza periódica na praça, já que os animais estão produzindo grande quantidade de fezes no espaço, deixando sujeira, mau cheio, além da possibilidade da transmissão de doenças. Os animais ainda podem disseminar pulgas – mais conhecidas como piolho de pomba – causando coceiras e dermatites.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria