Golpe dos Stories: para evitar, recomendação é fazer a autenticação de dois fatores

Os bandidos estão roubando as contas e ofertando produtos, com preços atrativos, nos stories.

Image
  • 28 de Janeiro de 2022
  • Imagem ilustrativa

  • 1055

Nos últimos dias, tem se multiplicado o número de pessoas que são vítimas do ‘Golpe dos Stories’ no Instagram. Os bandidos conseguem roubar a conta de pessoas conhecidas e utilizam os stories para oferecer eletrônicos e eletrodomésticos com preços muito abaixo do mercado. Nas publicações, eles enfatizam, inclusive, que não é a pessoa dona do perfil que está comercializando os produtos, ela está somente ajudando algum amigo que está ‘desapegando’ ou de mudança.

Thalisa Ruthes Pijack foi vítima recente do golpe e participou do Programa Sete e Meia, na Rádio Educadora AM, para alertar os duovizinhenses quanto ao golpe. Ela teve a conta pessoal e profissional hackeada e até o chip do aparelho parou de funcionar por um período. “Eu estava no trabalho e percebi que meu Instagram perdeu o login e nem me liguei que poderiam ter sido hackeada. Quando cheguei em casa, vi que não estava voltando e uma amiga mandou uma foto de uma máquina de lavar que estavam vendendo nos meus stories. Nessa hora, eu e meu marido nos demos conta que tinham hackeado meu perfil e começamos a luta para recuperar. Eles começaram a postar, nos meus stories, eletrodomésticos com ‘preço de banana’, muito abaixo do valor de mercado e colocaram que eu estava ajudando um amigo. Então, as pessoa chamavam e eles passavam o WhatsApp e faziam as vendas. Algumas pessoas realizaram, inclusive, o pagamento dos produtos, outras pagaram o frete, uma entrada, enfim, de alguma forma, quem não queria pagar o valor total do produto, eles tentavam tirar dinheiro”, disse.

Luiz Fernando Pijack, esposo de Thalisa, deu algumas recomendações. “Não pague, transfira, abra link sem ter certeza. Ligue para a pessoa, ouça a voz, veja o produto quando for fazer algum negócio. A primeira coisa que deve ser feita é o Boletim de Ocorrência on-line. Para que haja investigação, no entanto, é obrigatório que a pessoa vá até a delegacia para abrir um desejo representação criminal”, explicou.

Como evitar?

Charles Fardo, gestor de tráfego pago, recomendou que se faça a autenticação de dois fatores no perfil. “Remediar o que já foi contaminado é mais complicado do que fazer algo para evitar e trazer mais segurança para as contas. Temos que ativar a autenticação em dois fatores acessando a configuração do seu perfil, depois vai acessar a opção de segurança e vai ter uma escrita bem grande: autenticação de dois fatores. São três formas, você pode receber um código direto no celular, pelo WhatsApp ou num aplicativo, que é a mais segura. A mais simples é pelo SMS. Se você selecionar essa opção, o Instagram envia um SMS para o seu celular”, conclui.

Fonte: Portal Educadora