Dois Vizinhos é o 2° colocado em índice de transparência na administração pública no Paraná

Relatório do Tribunal de Contas do Paraná apontou índice de 99,43% de transparência no ano de 2021.

Image
  • 01 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 949

A administração municipal de Dois Vizinhos foi considerada 2ª melhor entre os 399 municípios do Paraná no relatório do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2021. Os dados são avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Os índices estão dentro do desejado quando ficam entre 75 e 100%, sendo que Dois Vizinhos chegou a 99,43%, perdendo apenas para Ivaiporã, que teve índice de 99,62%. Ao todo, 95 municípios do Estado conseguiram notas acima de 90%.

Como é a pesquisa?

Os dados são colhidos no portal de transparência da administração municipal e cinco dimensões são analisadas: na transparência administrativa se avalia o controle dos atos do executivo (licitações, contratos, gestão e atos de pessoa); na transparência financeira se aborda aspectos relativos ao controle financeiro, em especial, a regra de apresentação de informações em tempo real; já a transparência passiva analisa se o ente público dá condições aos cidadãos requerer informações; a avaliação das boas práticas relativas às informações de interesse direto dos cidadãos e a usabilidade que avalia se o acesso é facilitado ao sistema.  

A metodologia para aferição consistente na verificação da conformidade do portal aos critérios legais predeterminados e é realizada com o auxílio da Universidade Positivo e sob a supervisão dos analistas do TCE. A avaliação foi realizada durante oito encontros virtuais, uma vez por semana, entre os dias 20 de outubro e 8 de dezembro, sempre das 13h30 às 16h30, por meio de videoconferência, utilizando a plataforma zoom.

O TCE faz a medição dos índices desde 2018 com o objetivo de fomentar a transparência no setor público. O primeiro ranking foi publicado em 2019. No primeiro semestre de 2021, foi realizada um edição extra do ITP abordando apenas a vacinação contra o coronavírus.

Fonte: Portal Educadora