Pedro Colaço no Deptran; Professor Luiz Carlos no patrimônio

As mudanças que aconteceram na prefeitura neste início de 2022.

Image
  • 03 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 595

Nesta quinta-feira, 3, participaram do Programa Sete e Meia, na Rádio Educadora, o novo diretor do Departamento de Trânsito de Dois Vizinhos (Deptran-DV), Pedro de Jesus Colaço (que estava na assessoria de imprensa), e o ex-diretor da pasta Luiz Carlos Gomes, que agora passa a trabalhar no patrimônio.

Durante a conversa, o professor Luiz Carlos fez o balanço das ações em 2021. “Cheguei sem experiência, contei com meus agentes, fizemos um trabalho que surpreendeu a nós mesmos. A grande mudança foi a questão do Estar. No início, o objetivo era colocar um sistema eletrônico. Desenvolvemos, colocamos para rodar, mas o Tribunal de Contas (TCE) reprovou porque o aplicativo havia sido desenvolvido pela Sudotec e não tinha passado por licitação. Entramos com os cartões impressos e, agora, o objetivo é melhorar, talvez trazer um aplicativo. O sistema anterior, com parquímetros, custava mais de R$ 400 mil por ano ao município. Agora, conseguimos enxugar, esse era o propósito e pode-se buscar evoluções’, avaliou Luiz Carlos.

Ele falou sobre outras ações. “Os nossos semáforos são equipamentos muito antigos e descobri que existe um sistema, já temos o projeto na mesa do prefeito Carlinhos Turatto (PP), para modernizar. Aquele semáforo do Bianco não tem mais condições de uso. Se colocarmos um sistema inteligente, vai mudar totalmente o trânsito, a fluidez. Não é um projeto caro e ele utiliza câmeras, é inteligente. Isso precisa ser colocado também na Rua do Comércio”, completa.

O ex-diretor do Deptran destacou também os projetos de sinalização viária, com mais de 15 mil metros de pintura já realizados e outros 25 mil que já estão licitados. “Fizemos licitação de placas para os bairros. O Santa Luzia emplacamos praticamente todo ele, falta a pintura. O centro tem um projeto de modernização que será desenvolvido em breve, além de outros bairros que serão contemplados”, acrescenta.

Ele desejou sucesso ao novo diretor. “Eu fiquei muito feliz quando soube que o Dr. Pedro ia assumir. Aprendi sempre muito com ele, uma pessoa íntegra, honesta que, com certeza, vai fazer um excelente trabalho e que sempre pode contar comigo”.

O professor Luiz Carlos Gomes agora será diretor de patrimônio. “Tudo que vem, é novo. É um setor de muita responsabilidade, tudo novo. A responsabilidade é grande, o prefeito me chamou, falou que precisava de mim na nova função e estou animado para cumprir o meu trabalho”, conclui.

Dr. Pedro empolgado...

O ex-delegado Dr. Pedro de Jesus Colaço estava na comunicação e marketing da prefeitura e agora será diretor do Deptran-DV. “Conforme o nome diz, o Deptran, que é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a competência de organizar o trânsito aqui no nosso município. O desafio é grande, mas estou bastante motivado para o novo trabalho. Tudo o que já está sendo feito é muito importante porque Dois Vizinhos está crescendo, é uma cidade grande e que nós podemos ter orgulho. É uma cidade moderna e precisamos apresentar bem para quem nos visita. Não podemos ter um trânsito caótico, sem placas, precisamos de sinalização. Vamos manter esse trabalho intenso de pinturas nas vias e aprimorar a conscientização no trânsito”, disse.

O novo diretor ressaltou o cuidado com a questão financeira. “Sem os parquímetros, o departamento deixou de onerar os cofres do município e esse dinheiro agora pode ser aplicado em melhorias. O dinheiro que vem da comunidade, deve voltar para a comunidade, o dinheiro público é sagrado e queima na mão, tem que ser muito bem gasto. Queremos aplicar tudo em prol do trânsito, instalando placas novas, fazendo a pintura de faixas, demarcações, os semáforos vamos modernizar, esse é um desafio também, precisamos ter um trânsito inteligente”.

Escola de trânsito

Com experiência em palestras, Dr. Pedro quer desenvolver ações de conscientização especialmente para crianças. “Vamos trabalhar campanhas de trânsito, envolver os clubes de serviço, entidades, a Polícia Militar, a Polícia Civil e criar a escolinha de trânsito. Vamos colocar em prática, tem que começar com as crianças para que eles se tornem bons motoristas. As crianças são fiscais muito eficientes”, conclui.

Fonte: Portal Educadora