Servidores da educação passam por capacitação antes do ano letivo

O professor Marcos Kniess trabalhou questões motivacionais com toda a equipe.

Image
  • 03 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 669

Na última quarta-feira, 2, no Centro Cultural Arte e Vida, todos os servidores da educação participaram de capacitação antes do início do ano letivo, que acontece na próxima segunda-feira, 7.

O palestrante foi o professor Marcos Kniess, que é formado em filosofia, teologia e educação física, tendo especializações em formação humana, ética e orientação educacional. Ele trabalhou, na sua fala, gestão de pessoas e a questão motivacional. “Sentimos a necessidade, por vir, há tempos, lutando contra a pandemia, de trabalhar fatores motivacionais. Participaram não só os professores, mas recebemos os profissionais da educação infantil e ensino fundamental, da cultura, esporte, serviços gerais, administrativo, da AABB comunidade e os motoristas, ou seja, todas as equipes para que elas se sintam acolhidas e possam realizar um excelente trabalho nas escolas”, disse Silvana Dalmolin, secretária de educação.

O palestrante, Marcos Kniess, destacou os assuntos abordados na sua fala. “Eu sou apaixonado por gente e percebo que as pessoas andavam e andam apanhando à toa porque não entendem como funcionam as relações mente/cérebro, a relação entre mente consciente e inconsciente. Comecei a estudar isso, sou da área de educação, estive também por tempos na área comercial em várias empresas e, com isso, fui conhecendo pessoas e via as necessidades delas. Com o tempo, comecei a passar essa experiência e trago ‘cases’ para que as pessoas sintam que é possível encontrar a felicidade. Esse histórico de conhecimento e de experiências, onde eu também apanhei para aprender, são bons para dizer paras todos o que é importante e pra elas entenderem que podem fazer as caminhadas cortando caminhos”, explicou.

Ele destacou a boa aceitação das suas palestras. “Eu não tenho a obrigação de que todos entendam o que eu falo e devemos respeitar o tempo das pessoas. Mais cedo ou mais tarde, elas vão se dar conta. Eu valorizo esse trabalho da secretaria, da prefeitura, porque todos os colaboradores vão receber a mesma cartilha. Diante disso, temos que entender que cada pessoa tem seu tempo e cada um vai respeitar a caminhada individual. Para um grupo grande, a palestra vai fazer sentido. Já para um grupo menor, alguma coisa vai fazer sentido e já valeu. Tem um grupo reduzido, aqueles que um caminhão de açúcar não resolve os problemas, aí temos que ter um acompanhamento psicológico, psiquiatra, mais profundo, porque existem muitas coisas bloqueadas, erradas e que fazem essas pessoas sofrer. Entendo que sempre vamos enfrentar isso, pessoas blindadas, fechadas, mas no geral, um grande grupo morde a isca da nossa palestra e, com o que eu digo, conseguem melhorar sua vida. Se 10% das pessoas conseguirem isso já valeu o investimento”, conclui.

Um bom ano

A secretária de educação, Silvana Dalmolin, elogiou a palestra e desejou um bom ano letivo. “Foi um momento muito importante, muito bom para os nossos servidores. A palestra superou as expectativas, foi bem dinâmico e apresentou um conteúdo muito bom na sua área. Agora, desejo boas-vindas a todos, que possamos fazer nossos trabalhos da melhor roam possível, sempre respeitando todos os protocolos de segurança porque ainda estamos em um processo de pandemia. Sintam-se acolhidos, todas as equipes professores, alunos, a comunidade escolar que faz parte da escola em si”.

Fonte: Portal Educadora