Começou o ano letivo de 2022 para alunos da rede estadual e municipal

Alunos estão retornando, de forma presencial, nesta segunda-feira (07).

Image
  • 07 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 557

Nesta segunda-feira (07) os alunos de Dois Vizinhos retornam as salas de aula de maneira presencial para o ano letivo de 2022 nas redes Estadual e Municipal de ensino.

MUNICIPAL

Na rede municipal, a Secretaria de Educação vem se preparando desde o dia 24 de janeiro para o retorno dos mais de 4,5 mil alunos. Para os 2.560 alunos do ensino fundamental (do Pré 1 ao 5º ano), de 4 a 10 anos, as aulas, retornam de forma integral e presencial. Quanto à educação infantil, de zero a três anos de idade, o retorno é presencial, mas de forma parcial, ou seja, se a turma é formada por 12 alunos, seis desses irão frequentar o CMEI no período da manhã e seis no período da tarde, pelo menos até os casos de COVID-19 baixarem, para então retomar o atendimento de forma integral.

O município de Dois Vizinhos intensificou a vacinação em crianças visando maior segurança aos alunos e professores. Todas as escolas contam, inclusive, com um conselho de biossegurança que estará constantemente analisando os possíveis casos de Covid-19 e encaminhando até a Vigilância Sanitária.

ESTADUAL

Já a rede estadual são, ao todo, 1 milhão de estudantes, 60 mil professores e 30 mil funcionários nas 2,1 mil escolas. No Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, todos os municípios tiveram retorno presencial nesta segunda-feira, de acordo com o chefe Dírsio Ferreira da Silva. “Na rede estadual do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos há o retorno presencial de todas as turmas das 32 escolas dos 7 municípios, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste e São Jorge D’Oeste. Todas as turmas voltaram de forma presencial”, destacou.

No Estado também há preocupação com relação a pandemia. Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários de colégios estaduais, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa 03/2021 da Secretarial Estadual de Saúde (SESA). Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula. O monitoramento é feito pelos comitês de biossegurança das escolas e informado tanto para a Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR) quanto para as vigilâncias sanitárias locais.

Fonte: Portal Educadora