• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Prefeitura inicia a regularização fundiária na comunidade de Foz do Chopim

Empresa foi contratada para fazer o trabalho. Reunião, no sábado, 5, teve a presença de membros do poder público e da comunidade.

Image
  • 08 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 780

Na manhã de sábado, 5, no pavilhão da igreja da comunidade de Foz do Chopim, foi realizada uma audiência pública que marcou o início da regularização dos lotes e terrenos do distrito. A reunião contou com a presença de vereadores, secretários e do prefeito Lenir Gelhen (PSDB).

Na ocasião, foi anunciada uma importante conquista para os moradores que é o início do processo de regularização fundiária na comunidade. Atualmente, boa parte das pessoas que residem no local não possui documentação, contando apenas com contratos de compra e venda, o que muitas vezes impossibilita a viabilização de obras públicas ou até financiamentos por parte dos proprietários. A administração de Cruzeiro do Iguaçu contratou a empresa Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ADEHA-SC) que vai organizar todo processo. Segundo o coordenador dos trabalhos e responsável da empresa, Djalma Morell, vão ser 30 etapas até a finalização e entrega da escritura. “A primeira etapa já começou com a audiência, a participação e aprovação de toda comunidade”, disse.

O prefeito Leonir Gelhen comemorou o início dos trabalhos de regularização. “Com isso, vamos dar dignidade para as famílias, pois com a escritura em seu nome, abrem-se várias oportunidades para o proprietário. Morei muitos anos na comunidade e sei o quanto a nossa população esperava por este momento. Nossa equipe, em conjunto com a empresa, não vai medir esforços para a regularização dos lotes e terrenos em Foz do Chopim”, disse. Os representantes da comunidade celebraram o início dos trabalhos, pois muitos não têm nenhuma documentação legal em virtude do falecimento dos antigos proprietários, restando apenas contratos simples de compra e venda.

Mais ações

Entre os dias 13 e 15 de janeiro, também no pavilhão da comunidade, os moradores foram convocados para levar a documentação para iniciar o processo de regularização. O atendimento vai ser durante o dia, em horário comercial, com os colaboradores da empresa responsável.

A administração informa ainda que todas as dúvidas sobre a regularização e mais informações podem ser obtidas na prefeitura e com os colaboradores da empresa, que vão estar disponíveis para a comunidade na organização de toda a documentação necessária até a finalização. “Estamos trabalhando com muita determinação para trazer essa dignidade aos moradores que tem esses lotes e não conseguem fazer os documentos, aguardando anos e com dificuldade de colocar em dia. Agora vamos buscar organizar a documentação para que todos tenham acesso aos documentos e possam financiar uma casa nova, uma reforma, tudo vai facilitar. Além disso, essa ação vai dar segurança e auxiliar na valorização dos imóveis”, conclui.

Fonte: Portal Educadora com Educadora