Itacir Francischina assume como pároco na Paróquia Santo Antônio de Pádua

Celebração aconteceu no domingo, 13, com a presença do bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl.

Image
  • 14 de Fevereiro de 2022
  • Foto: Reprodução Youtube

  • 1204

Na noite de domingo, 13, aconteceu a posse do novo pároco da Paróquia Santo Antônio de Dois Vizinhos. O Pe. Itacir Francischina, que vem de Salto do Lontra, assume o lugar de Thiago Berra, que foi para Francisco Beltrão. A celebração foi coordenada pelo bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl que, durante a homilia, destacou a missão de um pároco. “Itacir, ouvimos na portaria de nomeação, três verbos fortes. O primeiro é ensinar o evangelho, o segundo é administrar os sacramentos, a sua missão, e o terceiro, no direito canônico, está como governar, mas eu prefiro a palavra coordenar, animar, fortalecer o povo. Esse é o tripé de um pároco, mas o pároco não é somente para ter o título, é o coordenador, animador, sustentador, catequista, é o que coordena a vida de fé da paróquia, da matriz e suas comunidades, é aquele que incentiva, dinamiza, fortalece o seu povo através dos sacramentos, diálogo e, acima de tudo, participando da vida do povo. O sacerdote, pároco, vigário, o diácono, nós cristãos, devemos participar da vida do povo, das famílias, da juventude, estudante, professores, dos pobres, sofredores, enfim, de todas as pessoas. Então, Pe. Itacir, que estes três verbos sejam para o senhor força e fortaleza no início do seu ministério aqui em Dois Vizinhos”, destacou.

O Pe. Itacir atua há mais de 20 anos como padre e falou sobre o desafio de assumir a nova paróquia. “Assumimos hoje a comunidade da Paróquia Santo Antônio com dedicação, amor e carinho. Estamos aqui não para ser maior de qualquer pessoa, vamos trabalhar em igualdade O próprio Dom Edgar dizia que temos que trabalhar com humildade, igualdade do jeito de qualquer um se evangeliza. Estou aqui para vivenciar, por alguns anos, nossa fé e esperança. O que foi deixado pelo Pe. Thiago continua. Não se muda, se transforma, se continua a evangelização. O Pe. Thiago tinha um jeito, o Pe. Deoclézio tinha o seu jeito e eu tenho o meu, cada um é cada um, temos nossas diferenças, limitações, porque o padre não é perfeito, tem as suas limitações no dia a dia e na vida também. Espero, entendo e quero que a comunidade também compreenda isso. Além de tudo, o padre é humano. Diante disso, sem dúvida alguma, fico feliz por estar nessa paróquia e, da mesma forma, agradeço a comunidade de Salto do Lontra que hoje aqui está justamente vindo participar dessa celebração. Lá também aprendi muito, tive minhas dificuldades e lá também foram superadas. Então, da mesma forma, a caminhada continua aqui na comunidade da Paróquia Santo Antônio”, disse.

O presidente do Conselho de Pastorais, Francisco Fialkowski, deu as boas-vindas ao novo pároco. “A Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Dois Vizinhos, vive hoje uma noite memorável. Fomos abençoados em receber, como pároco, o Pe. Itacir Francischina. A partir de agora, Itacir, você será membro de cada família do município. A missão de evangelizar é um ato nobre, um dom de Deus. Como Deus o ama, ele o chamou para vir para Dois Vizinhos compartilhar com Ele todo o mistério da salvação. Recebemos o senhor de braços abertos e que esse abraço seja um abraço também de Deus. Você não estará sozinho, nós te abraçamos e te recebemos com amor e sabemos que vai compartilhar, ser conquistado e nos conquistar. Temos certeza que vai encontrar aqui um aconchego de colo de mãe. Nossa comunidade tem na pessoa de um padre, não só como um sacerdote, mas um amigo, um conselheiro, um pai, uma pessoa do bem, um pastor, um psicólogo, dando força a um doente, acariciando uma criança e abençoando uma futura mãe. Uma pessoa que podemos conversar, dialogar e trocar ideias. Em nome do conselho de pastoral, todas as pastorais, seja bem-vindo a Dois Vizinhos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora