Além da falta de água nos mananciais, os rompimentos de redes causados por terceiros provocaram desabastecimento em regiões fora do rodízio.
Foto: Assessoria
1762
A Sanepar informa que a situação em Dois Vizinhos tem se agravado a cada dia. O Rio Jirau Alto, principal manancial de abastecimento, está com a vazão reduzida em 60%. Os poços que complementam o abastecimento na cidade estão com redução de 50% no volume de água disponível para captação e tratamento. Além disso, rompimentos de redes, causados por terceiros, geraram problemas operacionais no sistema, comprometendo o equilíbrio nos níveis dos reservatórios e o fornecimento de água em regiões não programadas no rodízio. Por esta razão, até na próxima segunda-feira (21), poderá ocorrer desabastecimento em todas as regiões da cidade, principalmente no período da tarde.
O sistema está crítico e deverá ter nova ampliação no horário de fechamento dos setores já na próxima semana. A princípio o fornecimento de água deverá ser interrompido das 7h às 19h, com previsão de normalização para as 22h.
Todas as medidas operacionais possíveis já foram adotadas pela Sanepar como a ampliação de 15% na produção de água e mais outros 15% devem ser ampliados até o fim de março. Porém, sem chuvas, não há água disponível para captação.
Por isso, é imprescindível a colaboração de todos. A água deve ser utilizada prioritariamente para alimentação e higiene pessoal.
Limpezas mais pesadas, rega de plantas e jardins, lavagem de veículos e calçadas devem ser postergadas até que a situação volte à normalidade.
Fonte: Assessoria