• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Em assembleia, professores não aceitam proposta de reajuste da prefeitura

Nova assembleia ainda será agendada para discutir as reposições salariais.

Image
  • 04 de Março de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 1547

Uma assembleia na noite de quinta-feira, 3, no Centro Cultral Arte e Vida, reuniu os professores das escolas municipais de Dois Vizinhos para discutir a proposta de reajuste salarial apresentada pelo executivo. O município concedeu um reajuste de 10,16% desde o mês de janeiro para todos os professores. Como a data base da negociação salarial é março, será concedido ainda um reajuste da diferença da inflação entre os meses de janeiro e março (atualmente na casa dos 2%). Já os profissionais da carreira inicial tiveram um reajuste que segue o piso da categoria (para carga horária de 40h): de R$ 2.886,00 para R$ 3.845,63, o que representa 33,24%.

“Já nos foi dada a inflação de janeiro (10,16%) e, como temos a data-base em março, nos foi proposto ainda a diferença da inflação de janeiro a março, mais 5,20% que seria o reajuste do ano passado que, pela lei, não poderia ser dado porque os salários estavam congelados (dividido em duas vezes). Isso, somado, daria 15,36% sendo que o reajuste do piso nacional é 33,24%. Então, nessa conta, estaríamos perdendo quase 18%. Vamos tentar mobilizar, de alguma forma, para que seja melhorada, de imediato, essa proposta do prefeito. Estamos trabalhando em cima dos 33% porque é uma Lei Federal”, disse a presidente do sindicato dos professores Nelci Block.

“Vale a pena frisar que estamos na luta, unidos, como categoria, para a valorização de toda a classe de professor. Não é beneficiar o iniciante e deixar os demais sem. Queremos fazer as coisas certas, dentro da lei. É lei, é lei. Como bom cidadão, precisamos cumprir a lei”, resumiu a presidente.

Reunião com o prefeito

Na terça-feira, 2, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) e o secretário de administração e finanças, Vilmar Duarte, receberam representantes do sindicato para discutir as reposições salariais.  Na ocasião, a administração informou que já estava pagando a reposição da inflação aos professores mesmo com a data base para os servidores municipais sendo o mês de março. Os representantes do município ressaltaram que só é possível comprometer 48% da receita corrente liquida (RCL) com pessoal. Passando disso o município já começa a receber alertas do Tribunal de Contas do Estado - TCE. Hoje, Dois Vizinhos investe 45,48% com servidores. Uma nova negociação está sendo discutida entre os professores e a administração deve acontecer ainda nesta sexta-feira, 4.

Fonte: Portal Educadora