• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Agentes Comunitários de Saúde receberão tablets

Nova tecnologia irá otimizar o tempo de trabalho e a integração direta com o Sistema de Saúde.

Image
  • 15 de Março de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 453

Os agentes comunitários de saúde de Dois Vizinhos vão ter o auxílio da tecnologia no seu trabalho diário. Em breve, eles vão contar com um tablet que vai dar maior agilidade e qualidade na atuação. Com isso, a expectativa é que as ações sejam ampliadas e a integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) facilitada. Com os equipamentos eletrônicos, será facilitado o registro e controle das ações desenvolvidas em cada território e o fortalecimento dos programas municipais através da coleta de informações sobre pacientes e a estratificação de risco do mesmo, classificando em baixo, moderado, alto e muito alto risco, além de pacientes que possuem doenças virais e os que também fazem uso de remédios controlados e contínuos, pacientes que possuem necessidade visita médica, acamados, entre outros.

Os equipamentos já estão sendo licitados: o município vai adquirir 51 tablets num investimento aproximado de R$ 62 mil. A expectativa é, também, em breve, contratar mais agentes para atender a população. Os novos equipamentos viabilizarão o uso do aplicativo e-SUS Território, que integra a estratégia e-SUS APS e complementa o processo de trabalho dos agentes comunitários na integração das ações de Atenção e Vigilância em Saúde, auxiliando na qualificação das informações de saúde da população. A vantagem da plataforma é a redução no armazenamento de fichas de papel dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS); aumento na velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e a redução no tempo de cadastramento, manutenção e atualização dos cadastros da população de cada território.

Além disso, no momento da visita domiciliar, será possível obter a localização geográfica de cada agente, via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes e, de volta à unidade de saúde com acesso à internet, as informações são automaticamente atualizadas no software e enviadas ao e-SUS do Ministério da Saúde.

Em Dois Vizinhos, 68% dos munícipes estão cadastrados e são atendidos pelas equipes de Atenção Primária à Saúde sendo que, até o final do ano, com as três novas unidades de saúde, a cobertura da atenção primária chegue a 100%. “A partir do repasse desses equipamentos, nosso município estará se modernizando e nossos profissionais poderão agilizar ainda mais os dados de todos os cidadãos que fazem uso do SUS. Os agentes que vão até a casa das pessoas, irão preencher as informações em modo offline e, quando chegarem na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde, automaticamente as informações irão para o Ministério da Saúde. Não podemos deixar de atualizar e agilizar ainda mais os processos principalmente na área que constantemente todos os cidadãos necessitam”, destacou o prefeito Carlinhos Turatto (PP).

Fonte: Portal Educadora com Assessoria