• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Coordenadores e gerentes do IDR participam de reunião em Dois Vizinhos

Eles representam as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e debateram ações para a produção leiteira.

Image
  • 16 de Março de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 574

Durante toda a quarta-feira, 16, os coordenadores das regionais Oeste e Sudoeste do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) estão participando de uma reunião de trabalho para definir ações do projeto do leite. Representantes das regionais de Cascavel, Toledo, Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão estiveram presentes, representando regionais que abrangem mais de 100 municípios.

Hernani Alves da Silva, gerente de projetos e cadeias produtivas do Instituto de Desenvolvimento Rural do IDR destacou como foi formatado o evento. “A gente está reestruturando nossos projetos no pós-pandemia para atender as demandas locais. Temos hoje, em Dois Vizinhos, os gerentes e coordenadores regionais das regiões Oeste e Sudoeste que estão reunidos com o objetivo de organizar projetos importantes para o Estado, neste caso específico para o leite, que é uma demanda regional muito importante e levantada pela comunidade. Estamos organizando o projeto para que possamos entregar os resultados previstos na missão do IDR. Aqui, definimos os times, o conteúdo, os programas de capacitação e buscamos dar subsídio para que nossos projetos técnicos entreguem os resultados desejados”, disse Hernani.

O objetivo é fazer com que o produtor tenha boa produtividade e qualidade. “A gente tem alguns indicadores definidos em cada projeto, sempre pensando em produtividade, que está intimamente relacionada com a rentabilidade do negócio, mas buscamos também a qualidade dos produtos. Os dois, ao final, vão melhorar a renda do produtor e fazer com que ele continue no negócio”, explicou.

Depois da reunião em Dois Vizinhos, os participantes devem difundir o conhecimento adquirido. “A gente está com os gerentes regionais que fazem o arranjo e gerenciamento da estrutura e os coordenadores regionais vão fazer a operação no campo. Qual a responsabilidade? Pegar todas as informações, o protocolo de trabalho e reunir, em cada região, com os técnicos, passando o protocolo de trabalho para uqe possamos chegar ao nosso resultado esperado”.

Pandemia

O coronavírus prejudicou muito o trabalho do IDR-Paraná. “A pandemia para a extensão rural foi muito chocante. Nosso trabalho é essencialmente de comunicação e relacionamento pessoal. Precisamos estar dentro das propriedades, em contato com o produtor para transmitir os objetivos e conhecimentos necessários para todos tenham sucesso nos negócios. Tivemos muitas dificuldades, tentamos nos relacionar por meios virtuais, fazer reuniões virtuais, mas isso nos prejudicou muito. Uma das metodologias mais importante na extensão rural são os eventos coletivos onde pegamos os trabalhos referenciais e levamos a um grupo maior de produtores para difundir a informação. Hoje, estamos tentando retomar esse modo de trabalho”, conclui Hernani.

Fonte: Portal Educadora