• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

CHURRASQUEANDO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Nova diretoria assume com desafios de estruturar ainda mais a Sociedade Rural

Objetivo principal é modernizar as mangueiras, construindo uma nova estrutura com um novo conceito.

Image
  • 21 de Março de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 497

Na última sexta-feira, 18, um jantar na Casa do Criador, no Parque de Exposições de Dois Vizinhos, marcou a posse da 17ª diretoria da Sociedade Rural Vale do Iguaçu. Sócios de toda a região participaram da reunião. Davi Chioca Júnior assumiu depois de dois mandatos de Alexandre Pagnoncelli.

O ex-presidente avaliou os últimos quatro anos. “Em 2018, quando assumimos a diretoria, anunciamos que o nosso foco seria a comercialização. Na ocasião, comercializávamos, em média, 3,5 mil animais por ano e fechamos 2022 com mais de 8 mil animais vendidos. Diante disso, estamos constantemente construindo, reformando e melhorando as instalações. É uma constante evolução desde o nosso primeiro presidente. Tivemos palestras, leilões de melhoramento genético, exposições, leilões comerciais e a pandemia que exigiu reinvenção para o virtual. No começo foi difícil, alguns produtores não tinham estrutura para fazemos os leilões on-line, buscamos formas de fazer as comercializações e conseguimos.”

Ele ainda fez vários agradecimentos, falou sobre o fundo garantidor para vendedores e os planos futuros. “Temos que entender cada vez mais a importância do agronegócio e, pelo que leio e conheço, acredito que dá de triplicar a nossa produção sem mexer com a área, somente com tecnologia”, estimou.

Davi Chioca Júnior listou alguns desafios em comandar a Sociedade Rural. “Hoje temos 79 sócios de toda a região que fazem parte de uma entidade forte e sólida. Agradeço a confiança dos sócios pelo sim a nova diretoria e digo para vocês que temos um grande desafio porque tivemos quatro anos de um excelente presidente. O Alexandre é muito inteligente, tem ideia, visão e coloca tudo em prática muito rápido. Isso faz sair do comodismo”, elogiou. Ele listou algumas metas. “Nossos desafios são grandes. As reformas e ampliações continuam. É necessário mexer na cozinha e nos banheiros da nossa sede. Temos um projeto para as mangueiras, de fazer algo parecido com a de Beltrão, com passarela para caminhar por cima. Já estamos trabalhando e vamos levantar essa bandeira. Elas foram reformadas constantemente, estão cobertas, mas a madeira está degradada. Já gastamos uns R$ 100 mil em reforma e tem muita coisa para fazer”, completou.

Davi ainda adiantou um novo investimento em uma balança maior. “Precisamos de um equipamento para 20 animais. Saímos de 300 cabeças para mais de 1 mil nos leilões e isso exige ampliação na estrutura. Será mais um investimento porque as coisas mudaram. Vamos mudar a forma de pesar para dar ainda mais credibilidade, pesando os lotes e emitindo um romaneio. A Sociedade Rural Vale do Iguaçu é uma gigante do Paraná e não podemos deixar cair”. Davi homenageou ainda os primeiros sócios, especialmente, seu pai, Davi Chioca, que também foi presidente da entidade.

Pronunciamentos

Diversas autoridades também participaram do evento. O presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), Rogério Sidral, destacou a força da SRVI e a parceria constante entre as entidades. O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) se disse honrado por participar da solenidade. “Desde pequeno eu vinha participar dos leilões aqui. Nossa família, Coletti, foi fundadora da entidade junto com tantos outros pioneiros e hoje vemos a força dessa associação que sempre expõe a nossa maior potência: o agronegócio. Vocês representam uma categoria forte que cresce ano após ano”, disse.

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) exaltou a galeria de ex-presidentes e a força do agronegócio no município. “Com o apoio e esforço de todos que estão aqui, Dois Vizinhos é referência para a microrregião. Se a Piracanjuba vai para São Jorge, temos que nos estruturar para atender eles também porque vai esbarrar aqui. Das 10 empresas maiores geradoras de impostos no nosso município, nove são do agro. A prefeitura tem que ter condições de atender todo esse pessoal. Vamos colocar R$ 5 milhões em equipamentos rodoviários para a secretaria de agricultura, pois se a base do meu ICMS é agro, eu tenho que dar prioridade a esse segmento”, disse.

O prefeito finalizou dizendo que já busca alternativas para ampliar o Parque de Exposições. “Temos que negociar com as famílias Coletti e Fialkowski para pegar terrenos próximos e ampliar nosso parque que é o mais bonito da região”, conclui.

Fonte: Portal Educadora