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JOAO PEDRO SEGATO

Para não perder benefícios federais, 1,6 mil famílias precisam atualizar cadastro

A ausência dessa atualização pode fazer com que as famílias percam acesso aos programas sociais advindos do Cadastro Único.

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  • 21 de Março de 2022
  • Foto: Assessoria

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Neste mês de março iniciou a atualização cadastral das famílias que fazem uso dos programas sociais advindos do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Esse cadastro é a porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam os benefícios. Em Dois Vizinhos, mais de 3,5 mil famílias estão cadastradas e a responsabilidade da prefeitura é fazer a atualização.

Este mecanismo reúne informações socioeconômicas, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população. É o próprio governo, através desse cadastro, que direciona para quais programas a família se encaixa, podendo ser o auxílio Brasil (antes Bolsa Família), BPC, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Leite das Crianças, entre outros.

Em virtude disso, quanto mais informações são anexadas no sistema, mais fácil é a aprovação e o recebimento dos benefícios. Periodicamente, o governo faz a averiguação dos dados, então, quanto mais atualizado estiver, menos provável que os benefícios concedidos sejam bloqueados. “Mesmo as famílias que fizeram a atualização na metade do ano passado, o governo apontou o nome da lista de famílias que devem apresentar atualização para comprovação de algum dado”, destacou a assistente social Martha Carboni, coordenadora do CadÚnico. Ela ressaltou que, em Dois Vizinhos, são 1.663 famílias na lista encaminhada pelo governo para averiguações cadastrais. A regra é para que as famílias já inscritas atualizem seu cadastro a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, mas mesmo assim, quem atualizou em menos de 1 ano, deve entrar em contato com um dos CRAS para saber se o nome não se encontra nesta listagem do Governo. “Somente o Auxílio Brasil injeta na economia do município R$ 528 mil reais. São valores que as famílias recebem, com o mínimo de R$ 400 mensais e é o Governo Federal que faz a análise desse valor para cada família”, destacou Martha.

Para realizar a atualização, basta procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência, sendo que o CRAS/Norte fica na Rua Washington Luiz, 704, Bairro São Francisco de Assis e atende pelo telefone/WhatsApp 46-3536-2641. Já o CRAS/Sul fica na Avenida Santa Luzia, Bairro Santa Luzia. O telefone/WhatsApp é 46-3536-5423.

Fonte: Assessoria