• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

CHURRASQUEANDO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Juíza incentiva prefeituras e empresas privadas a contratar detentos e detentas

Reunião, na última sexta-feira, 18, apresentou exemplos de sucesso da prefeitura de Dois Vizinhos e da empresa PEMA.

Image
  • 21 de Março de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 985

Na última sexta-feira, 18, uma reunião no tribunal do júri do Fórum de Dois Vizinhos tratou, com prefeitos da microrregião, da contratação de detentos e detentas para o poder público e empresas privadas. Na ocasião, representantes das prefeituras de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Verê e Boa Esperança do Iguaçu, além de empresários, ouviram as explanações da administração duovizinhense e de representantes da empresa PEMA sobre como está sendo a experiência de contar com essa mão de obra.

Atualmente, a prefeitura de Dois Vizinhos conta com 20 apenados prestando serviços diversos. “Quando levei a ideia, no começo do mandato, para os secretários, todos eram contra. Pedi a confiança para fazermos um teste. Hoje, digo que se não fosse os detentos não sei como iríamos tocar a cidade. Temos teto de gasto e não posso passar dos 49% de despesas com folha e hoje temos 18 homens e duas mulheres trabalhando aqui. Está aprovado e vou pegar mais 15 pessoas para trabalhar conosco assim que possível. Estamos com um projeto chamado ‘Mesa Solidária’ que quero oferecer almoço a R$ 5 e, para isso, vou precisar mais 10 mulheres para trabalhar. Cada detento custa 85% do salário mínimo. É menos de R$ 1 mil. Isso é uma benção. Quero agradecer a oportunidade que estamos tendo e indicar para os colegas que abracem a causa”, disse Carlinhos Turatto (PP), prefeito de Dois Vizinhos.

Ele disse que o processo, nos nove meses em atividade, apresentou poucos problemas. “No meio de 10, pode ter duas ‘maçãs’ podres, mas aí ele fica fechado na cadeia. Tivemos um princípio de problema, comunicamos o responsável e ele o detento já foi retirado das ruas e, depois disso, só andou bem. O Natal só aconteceu porque esse pessoal trabalhou incansavelmente. No carnaval, choveu muito forte, tivemos problemas e todos trabalharam no feriado para resolver”, conclui.

A juíza da vara cível, Dra. Divangela Précoma Moreira Kuligowski, falou sobre o evento. “Buscamos apresentar o convênio e convidar mais empresas e prefeituras para participar. Esse ato é muito importante para que os detentos, quando retornarem para a sociedade, tenham um trabalho e possam seguir a vida de forma digna. A empresa PEMA deu essa oportunidade para as nossas mulheres, a prefeitura também e queremos ampliar. A lei estabelece que todos os detentos tem esse direito e vamos buscar auxiliar. Em breve, teremos a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) para 60 mulheres e vamos precisar de convênios com município e empresas privadas para elas trabalharem já que esse é um dos pilares do método”, explicou.

A reunião foi convocada por Lídia Iaguczenski Zeni, presidente do Conselho da Comunidade da comarca de Dois Vizinhos e contou ainda com a presença de Maria Helena Orreda, presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade do Paraná (Feccompar).

Fonte: Portal Educadora