• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

CHURRASQUEANDO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Dona Cola, pioneira do Verê, faleceu aos 89 anos

O corpo será velado, nesta sexta-feira, 25, na capela da Unifas, em Dois Vizinhos.

Image
  • 24 de Março de 2022
  • Arquivo Pessoal

  • 1459

Faleceu em Curitiba, na quinta-feira, 24, a Dona Colástica Fabiane Orben, pioneira do Verê. Ela estava com 89 anos. Dona Cola, como era conhecida, nasceu em Erechim (RS) no dia 6 de dezembro de 1932. A sua história se confunde com da cidade de Verê, onde se casou com o pioneiro Abílio Orben no dia 8 de outubro de 1955. Juntos, o casal viu a construção da Igreja Matriz São Joaquim.

Dona Cola e Seu Abílio contribuíram para o desenvolvimento do município em inúmeros aspectos, em uma época em que a infraestrutura era mais remota. Além de auxiliar na comunidade, Dona Cola foi professora na comunidade do Planalto, dava aulas de costura, foi empresária do varejo e uma mãe zelosa. Ela ainda se elegeu vereador em Verê, contribuiu com projetos para a infraestrutura básica do município, como a primeira casa mortuária e ações de ajuda a comunidade e para as mulheres. Dona Cola também participou ativamente do Rotary Clube de Verê e da Associação das Mulheres e Rede de Combate ao Câncer.

Com a passagem do seu Abílio, há quase 25 anos, dona Cola, sempre muito devota de Santo Antônio, seguiu com força cuidando da família e de seus dotes como costureira e crocheteira, superando, desde sua infância, seus desafios motores nas mãos. Colástica Fabiane Orben era uma pessoa caridosa, discreta e dotada de valores cristãos.

Ela deixou dois filhos: João Valter e Marilda Orben, além de sete netos, nove bisnetos, dezenas de familiares e amigos. Seu corpo será velado na Unifas na sexta-feira, 25 de março, sendo que a celebração de corpo presente está agendada para as 15h, seguido de sepultamento no cemitério de Dois Vizinhos – Norte. “Um dia a saudade deixa de ser dor e vira histórias pra contar e guardar pra sempre. Algumas pessoas são sim eternas, dentro da gente – Família Orben.”

Fonte: Portal Educadora