Na quarta-feira, comitiva discutiu déficit com o secretário estadual de saúde.
Foto: Assessoria
592
Na última quarta-feira (23), em Curitiba, prefeitos representantes da região Sudoeste participaram de reunião com o secretário estadual de saúde Beto Preto sobre os repasses de recursos para o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar). O objetivo foi obter mais apoio do Estado e da União para a manutenção dos serviços. O consórcio passa por dificuldades financeiras e coordenadora Kelly Cristine Custódio dos Santos apresentou a situação.
O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, que é também presidente da Comissão em Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), mostrou-se bastante preocupado com a situação. “Estivemos uma reunião com o secretário estadual Beto Preto, juntamente com lideranças da região e a equipe do Samu de Pato Branco, que é a nossa jurisdição. Está difícil. Esse mês tem déficit de R$ 1 milhão. Eu estou vendo a coisa se encaminhando de forma bem preocupante. Nós já estamos destinando R$ 90 mil por mês para o Samu e não podemos arcar com mais despesas, não tem como. Na quinta-feira, foi votado no Congresso Nacional o piso salarial das técnicas de enfermagem e enfermeira, merecidamente, guerreiras, anjos de branco, mas não sei de onde vai sair dinheiro para pagar a conta. Nós estamos de passagem na prefeitura. Daqui dois anos e oito meses, nós pegamos o boné e vamos cuidar das nossas vidas e tem que vir outras pessoas para administrar o município. E essa pessoa não pode pegar a batata quente e não saber o que fazer, porque daqui a pouco a despesa vai ficar maior que a receita. Negociamos com o governo do Estado alguns valores para tentar acalmar essa situação”, explicou.
Além do prefeito de Dois Vizinhos, também participaram da reunião o prefeito Cléber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, que é presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), os prefeitos Disnei Luquini, de Ampére, Robson Cantu, de Pato Branco, Edson Cenci de Chopinzinho e Anderson Barreto de Coronel Vivida. Nádia Zanella, chefe da 8ª regional de saúde e Anderson Nezello, chefe da 7ª regional de saúde também estiveram presentes. O deputado estadual Paulo Litro (Sem Partido) acompanhou a comitiva.
Fonte: Portal Educadora