No Paraná, de acordo com o major Antônio Geraldo Hiller Lino, chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pela estiagem
379
Mais de 120 mil famílias de municípios do Paraná e de Santa Catarina em estado de emergência já podem sacar a antecipação do Bolsa Família.
De acordo com o coordenador-geral de Logística de Pagamentos de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Gustavo Camilo, o objetivo é aliviar o sofrimento dos pequenos agricultores.
No Paraná, de acordo com o major Antônio Geraldo Hiller Lino, chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná, mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas.
Segundo o capitão Fabiano de Sousa, gerente de Operações e Assistência da Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 500 mil pessoas tiveram prejuízos com a seca no estado. Na Região Sul, o MDS antecipou o pagamento para 434 municípios atingidos pela seca. No Sudeste, 195 cidades de Minas Gerais, 14 do Espírito Santo e dez do Rio de Janeiro já estão recebendo o pagamento antecipado do Bolsa Família devido às chuvas.
O número de municípios das regiões Sul e Sudeste com direito ao adiantamento do Bolsa Família soma 635. As famílias são quase 800 mil. O valor dos recursos a serem liberados para o pagamento do benefício se aproxima de R$ 90 milhões.
Para sacar o recurso, as famílias inscritas no programa devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.