Lançado o livro ‘Pai e filho – Nani e Diro’ de Valdir Pagnoncelli

A autobiografia relata a história do jornalista e diretor das Rádios Educadora e Vizi FM.

Image
  • 25 de Março de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 1206

No final da tarde de sexta-feira, 25, um petit comité marcou o lançamento do livro ‘Pai e Filho – Nani e Diro’ do jornalista Valdir Pagnoncelli. É a segunda obra do pioneiro de Dois Vizinhos, que também escreveu ‘A Ilha’, sobre a Ilha do Santana, no Verê. O evento aconteceu no saguão das Rádios Educadora e Vizi FM, que são dirigidas por Valdir. O livro é uma autobiografia do autor e uma homenagem ao seu pai, João Pagnoncelli, conhecido como Nani, que foi grande empreendedor em todas as regiões em que viveu.

Discursos

O advogado Jaime Guzzo foi o primeiro a falar e exaltou a amizade com Valdir Pagnoncelli. “Amizade não se compra, se conquista com obras, com virtudes, feitos, enfim, da forma como a pessoa possa mostrar o seu íntimo, seu interior. Quero dizer que este livro que você acaba de lançar e que escreveu com muita qualidade traz a história de Dois Vizinhos. Sou muito feliz por ter seu amigo e tenho certeza que, com esse teu livro, teremos outros por aí. Agora, vamos concretizar a promessa de escrever os causos de Dois Vizinhos porque você é um verdadeiro escritor”, disse.

Miro Galvan, compadre de ‘Nani’ e segundo primo de Valdir também fez uso da palavra. “Parabéns para o nosso amigo Valdir, meu segundo primo. Nós éramos sócios em Sananduva (RS) com o moinho em 1940. Eu tinha sete anos de idade e ajudava o João Pagnoncelli, meu primo e compadre, uma pessoa totalmente boa, honesta, uma rica pessoa.”

Marcos Witeck falou sobre a relação de amizade que tem com Valdir Pagnoncelli e elogiou as obras do autor. “Eu tive a honra de ler os originais das duas obras deles, mas eu digo que ele tem a terceira obra que é a própria história da vida dele, que ele construiu com muita honra aqui na nossa região”, disse.

O deputado federal Vermelho trouxe uma surpresa. “É uma alegria grande estar aqui com vocês nesse momento especial. Eu vim pessoalmente atender esse convite especial e trazer a moção que eu fiz no Congresso Federal a essa pessoa maravilhosa que faz parte da comunidade duovizinhense, Sudoestina e do Paraná. É uma pequena homenagem que faço, democraticamente, registrando, como parlamentar e representante do nosso Estado, para essa pessoa do bem, para uma família do bem, que presta o progresso e o desenvolvimento acima de picuinhas. Parabéns, esse livro é mais uma obra sua, nosso escritor, grande radiodifusor, amigo e companheiro.”

O vice-prefeito Neri Maria elogiou o autor. “Nós te conhecemos há muitos anos, Valdir. Fico contente, satisfeito em saber do seu segundo livro. Tenho certeza que esse livro será trabalho nas escolas para que nossos alunos tenham acesso a essa história, sendo levada aos quatro cantos do município. Você é uma pessoa digna, empresário arrojado, investe e tem amor pelo nosso município e merece todo esse reconhecimento”, relatou.

Carlinhos Turatto, prefeito de Dois Vizinhos, também elogiou o autor. “O Valdir Pagnoncelli é um dos grandes intelectuais, para não dizer o maior de Dois Vizinhos, de uma família pioneira que ajudou para que o município se tornasse o que é hoje. Como prefeito, nesse momento, só tenho a agradecer por ter vocês por ter auxiliado na transformação do nosso município. Obrigado Valdir, que Deus te abençoe, te dê saúde e que você siga contribuindo e colaborando com a nossa cidade”, relatou.

Por fim, Valdir fez o uso da palavra. “Pelo o que vocês ouviram, tudo foi feito e tudo foi dito nesse livro. Eu queria dizer que não tem coisa melhor do que estimular alguém a fazer algum gesto, alguma atitude, seja ela de filantropia, seja nos negócios, enfim, um incentivo é precioso. O Ivo Pegoraro sempre me estimulou a escrever livros e agora nós temos que estimular o Jaime Guzzo a escrever os causos de Dois Vizinhos”, contou.

Emocionado, o autor agradeceu. “Obrigado pela presença, estou muito feliz. Esperamos que o livro tenha papel didático e pedagógico. Tudo o que está escrito aí é verdade, até o período que ‘morri’ em seis dias de coma, o corpo estava morto, o espírito andando e conto a minha experiência de quase morte e como eu ressuscitei na páscoa de 2021. Só tenho a agradecer todos vocês”, conclui.

Neste sábado, 26, às 9h, Valdir Pagnoncelli terá uma manhã de autógrafos na Livraria Copo de Leite, em Dois Vizinhos.

Fonte: Portal Educadora