Carreta de automação industrial vai oferecer cursos em Dois Vizinhos

Inscrições foram prorrogadas até o dia 04 de abril.

Image
  • 28 de Março de 2022
  • Foto: Senai PR

  • 1087

Foram prorrogadas até o dia 04 de abril as inscrições para os cursos oferecidos pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACEDV/CDL) e o SENAI, através da carreta de automação industrial do Sesi Senai.

São três cursos com certificação oferecidos: Controlador Lógico Programável (CLP) com carga horária de 40 horas, noturno das 18h30 às 22h30, entre 07 e 22 de abril; Aperfeiçoamento em Robótica Industrial com carga horária de 40 horas, noturno das 18h30 às 22h30, iniciando no dia 25 de abril e seguindo até 06 de maio; e Aperfeiçoamento em Sistemas de Automação industrial com Controle Lógico Programável (CLP) com carga horária de 80 horas, no período vespertino das 13h30 às 17h30, iniciando no dia 07 de abril e seguindo até 06 de maio.

O professor regional do Sesi Senai, engenheiro elétrico Augusto Miranda, explicou o que é a carreta de automação industrial. “É uma carreta equipada para 16 alunos, temos 8 computadores para programação, 4 módulos CLP para teste de programação e temos também bancada pneumática/eletropneumática, bancada de hidráulica/eletro hidráulica e um sistema robótico modular”, disse.

40 horas

Augusto deu detalhes sobre os cursos de 40 horas, Controlador Lógico Programável (CLP) e Aperfeiçoamento em Robótica Industrial. “A qualificação em robótica industrial é mais indicada para os profissionais que já tem conhecimento prévio de programação, de controles lógicos programáveis e queira dar um passo a mais, que é fazer a integração entre controladores e uma unidade de braço robótico. O aluno vai programar esse braço tanto de forma local, que é no próprio modulo do braço, como uma programação online via software e também programação manual via controle remoto. Ele vai entender como esse braço se comporta, quais são os tipos de garra que esse braço vai utilizar para poder movimentar uma peça e ter uma ideia de um processo que utiliza braço robótico, como se dá a sua utilização. Para a robótica industrial é interessante que o aluno tenha um pouco de conhecimento de Controle Lógico Programável que daí ele já entra com um plus dentro da formação, mas isso não quer dizer que ele tenha necessariamente de ter. O CLP 40 horas é o curso mais introdutório falando de controladores lógicos programáveis, então o aluno vai aprender desde fisicamente o que é um CLP, quais são as partes dele, para que serve uma entrada e uma saída, aonde ele é aplicado, os tipos de CLP que existem no mercado e ao final aprender a linguagem de programação e programar”, explicou.

80 horas

O professor falou também sobre o curso de 80 horas, Aperfeiçoamento em Sistemas de Automação industrial com Controle Lógico Programável (CLP). “Essa capacitação de 80 horas aborda mais conteúdo do que as outras, então o aluno vai trabalhar com CLP, mas com o CLP integrado, por exemplo, com eletroválvulas pneumáticas e hidráulicas que hoje é a realidade de quase a totalidade da indústria automatizada, que é o trabalho da parte elétrica, com hidráulica e com pneumática. Então, esse é o diferencial deste curso porque além dos conceitos da parte elétrica e CLP, o aluno também terá conceitos da parte de ar comprimido e da parte de geração de força hidráulica por meio de hora, que seria a aplicação de pistões, cilindros hidráulicos, válvulas, isso também é aplicado a pneumática. Para quem trabalha já com algum tipo de formação, o ideal é que vá para o curso de 80 horas, que vai unir o que ele vive na prática com a teoria. Os demais profissionais que são de outras áreas, o indicado é que inicie com os cursos de 40 horas para que ele possa entender”, disse.

MAIS CURSOS

O presidente da Associação Empresarial, Rogério Sidral, destacou que a entidade e a Administração Municipal já contrataram outras unidades da carreta do Sesi Senai para oferecer cursos profissionalizantes. “Essa é a primeira de uma série de unidades que foram adquiridas pela ACEDV/CDL. O município também adquiriu uma unidade de Solda. Saliento a parceria que tivemos com o Everaldo Santini, enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico, que fez o tramite para a contratação. Então, nós teremos na sequencia essa unidade contratada pelo município, depois mais uma unidade contratada pela ACEDV, bem como uma unidade do câncer de mama. No momento oportuno, nós vamos estar trazendo mais informações sobre essas outras carretas”, disse.

Para saber sobre valores e outras informações o telefone para contato é o 3536-1235 ou 98806-1469.

Fonte: Portal Educadora