Grupos sairão da paróquia Santo Antônio de Pádua às 6h, 6h30 e 7h para uma caminhada com duração aproximada de 5 horas.
Foto: Assessoria
1236
No próximo sábado, 2 de abril, acontece a 1ª Caminhada de Santiago em Dois Vizinhos. Organizada pelo Grupo AndeDV, o objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso a história e a lenda de Santiago de Compostela. Os caminhantes vão partir em três horários diferentes (6h, 6h30 e 7h) da Paróquia Santo Antônio de Pádua para uma caminhada de aproximadamente 20 quilômetros e cinco horas de duração, com grau de dificuldade médio/alto. Os participantes serão acompanhados por integrantes do grupo.
Durante o caminho, será montada uma infraestrutura para estimular a meditação, resiliência e o contato com Deus. Uma imagem do santo estará esperando os peregrinos que concluírem a tarefa. Na Europa, o caminho de Santiago tem sete rotas históricas. “Não é caminhar simplesmente por caminhar. As pessoas tem que ir e aproveitar o máximo possível do caminho, as belezas naturais, as pessoas, o sol, a água ou a chuva. Choveu e vamos nos recolher? Não, peregrino que é peregrino não tem problema com chuva”, diz Ronaldo de Souza, coordenador do AndeDV.
Há muitos anos, a família Amadei, da Linha Tártari, tinha o sonho de desenvolver uma caminhada de Santiago no município e o objetivo é tornar o roteiro tradicional. “A gente sente, realmente, a força que o caminho nos traz. Não é cansativo. Chega num momento que você praticamente voa. O teu corpo, se tu conseguir vencer os dois, três primeiros dias de uma caminhada, os demais dias, simplesmente, o teu corpo vai. O dia que tu para, na realidade, o corpo não quer parar, ele sente necessidade de continuar caminhando. O caminho de Compostela termina quando o peregrino chega na catedral de Santiago de Compostela. Não, ali começa o caminho”, completou Ronaldo.
Samara Silva de Souza, professora da UTFPR e responsável pelo projeto de extensão de caminhantes, destacou a força do grupo. “O grupo cresceu efetivamente, somos 176 participantes efetivos. E o que é um projeto de extensão da universidade? É termos esses três atores: servidores, alunos e comunidade externa envolvida. Foi muito interessante porque hoje temos um grupo heterogêneo, com faixa etária gigantesca, composto 78% por mulheres e 22% por homens. Nosso objetivo foi consolidar um grupo e conseguimos. O grupo só vem crescendo, então, a nossa organização é proporcionar diferentes caminhos para a comunidade, fornecendo qualidade de vida, saúde mental, turismo rural, o retorno que temos é muito bom”, explica.
Ela destacou que a caminhada é uma das formas mais democráticas de exercício físico. “Você apenas tem que sair da zona de conforto. Então, proporcionar esses caminhos, ter o caminho de Santiago aqui na cidade de Dois Vizinhos vai ser o nosso primeiro passo para, talvez, termos um projeto muito bonito em longo prazo. Essa questão também de caminhada em grupo é algo que falamos muito, utilizamos um provérbio que diz que se quiser ir rápido, vai sozinho, mas se quiser ir longe, vá com um grupo. Temos esse incentivo da atividade em grupo e quanto isso te fortalece e faz você caminhar”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram (@andepelavida) ou pelo link de WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/BusL2Am00VaIu6WgEZvBYt).
Fonte: Portal Educadora