Nesta semana, o mutirão de limpeza vai atender os bairros Meredick, Zenci, Vitória e São Francisco de Assis.
Foto: Assessoria
475
Durante participação no Programa Sete e Meia desta segunda-feira, 4, Grasieli Pedrussi, coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria de saúde de Dois Vizinhos e Maria Luiza Winharski, diretora da vigilância em saúde, falaram sobre a dengue. Na última sexta-feira, 1, foi divulgado boletim constando que Dois Vizinhos está com 114 casos confirmados da doença (267 notificações, 84 descartados e 69 em análise). Foram 25 casos confirmados na semana. “Estamos conseguindo acalmar o cenário de Covid-19, graças a Deus, mas vivemos nesse novo momento de dengue. Até o início de março tínhamos um caso confirmado e de lá pra cá tivemos essa escalada de casos. Foram 25 confirmações em uma semana, de quarta até hoje, um aumento grande. É a doença do momento e é a doença que a população pode prevenir tendo um pouco de cuidado na casa, limpando seu quintal”, disse Grasieli Pedrussi.
Ela destacou que o município passou por uma epidemia da doença em 2015 e, agora, várias cidades do Sudoeste estão enfrentando o mesmo problema. “Em 2015 tivemos epidemia. Precisamos criar salas de hidratação para que os pacientes recebessem a terapia intravenosa. Muitas vezes não tínhamos nem médicos, os enfermeiros mesmos avaliavam e já iniciavam a hidratação, já que não precisava medicar. Vale alertar que, com epidemia de dengue, a saúde para, vai só atender dengue e não queremos que chegue nesse nível. Tivemos épocas em que os agentes precisaram entrar na casa das pessoas e tirar o lixo do quintal. De 2015 para cá, tivemos casos, mas não epidemia e não queremos chegar nela. Para tanto, a pessoa precisa nos trazer o lixo de dentro dos domicílios. Precisamos quebrar a cadeia de transmissão do mosquito e, se isso não acontecer, infelizmente os casos vão subir”, completa.
Mutirão
Estão sendo realizados, nas quartas e quintas pela manhã, mutirões de limpeza para conter a proliferação do mosquito aedes aegypti. Nesta semana, serão atendidos os bairros Meredick, Zenci, Vitória e São Francisco de Assis, como explica a coordenadora de atenção primária, Francieli Tessaro. “Devido aos altos índices de dengue, tivemos que tomar algumas atitudes. Uma das ações foi o mutirão de limpeza, o arrastão. Todas as quartas e quintas-feiras estaremos fazendo essa campanha. Já passamos pelo Bairro da Luz, das torres e no São Judas e toda sexta vamos divulgar os bairros que vão receber o arrastão. Não foi recolhido muito lixo, mas pedimos a população para que retire e deixe o lixo em frente as casas e só vamos recolher o que acumula água”, conclui.
Fonte: Portal Educadora